Pesquisa revela que atividades realizadas por Inteligência Artificial podem emitir tanto CO₂ quanto carregar um smartphone
Você já parou para pensar sobre a pegada de carbono do uso de ferramentas de Inteligência Artificial?
O primeiro estudo que traz luz a esse tema foi desenvolvido por pesquisadores da startup de IA Hugging Face e da Universidade Carnegie Mellon e pode ser lido na íntegra (em inglês) aqui.
Os pesquisadores examinaram um total de 13 tarefas, que variam de resumo a classificação de texto, e mediram a quantidade de dióxido de carbono produzido.
Os autores do estudo destacam que, embora o consumo de energia associado ao carregamento de um smartphone por imagem de IA gerada possa não parecer preocupante, o volume de emissões pode se acumular facilmente ao considerar o quão populares e públicos os modelos de IA se tornaram.
Neste sentido, eles ressaltam que o ChatGPT, por exemplo, conta atualmente com 100 milhões de usuários ativos mensais – e chegou a registrar 10 milhões de usuários por dia.
Com a certeza de que esse uso só vai se intensificar daqui pra frente, usar com responsabilidade essas ferramentas se torna cada vez mais importante – inclusive se pensarmos na questão climática.
Gol de placa: UEFA lança calculadora de pegada de carbono
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário