Pesquisa revela que atividades realizadas por Inteligência Artificial podem emitir tanto CO₂ quanto carregar um smartphone
Você já parou para pensar sobre a pegada de carbono do uso de ferramentas de Inteligência Artificial?
O primeiro estudo que traz luz a esse tema foi desenvolvido por pesquisadores da startup de IA Hugging Face e da Universidade Carnegie Mellon e pode ser lido na íntegra (em inglês) aqui.
Os pesquisadores examinaram um total de 13 tarefas, que variam de resumo a classificação de texto, e mediram a quantidade de dióxido de carbono produzido.
Os autores do estudo destacam que, embora o consumo de energia associado ao carregamento de um smartphone por imagem de IA gerada possa não parecer preocupante, o volume de emissões pode se acumular facilmente ao considerar o quão populares e públicos os modelos de IA se tornaram.
Neste sentido, eles ressaltam que o ChatGPT, por exemplo, conta atualmente com 100 milhões de usuários ativos mensais – e chegou a registrar 10 milhões de usuários por dia.
Com a certeza de que esse uso só vai se intensificar daqui pra frente, usar com responsabilidade essas ferramentas se torna cada vez mais importante – inclusive se pensarmos na questão climática.
Gol de placa: UEFA lança calculadora de pegada de carbono
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
12 iniciativas de diferentes lugares do mundo mostram como é possível produzir alimentos de forma…
Com base em dados de 830 cidades, estudo estima que 1,16 milhão de mortes por…
Iniciativas na Dinamarca e em Portugal mostram que sistemas de reuso funcionam na prática –…
Da navegação por áudio espacial para deficientes visuais às redes de consumo solidário e plataformas…
A história da ativista nigeriana Patience Ukange mostra como capacitar líderes locais pode ser a…
Descubra como ações individuais podem ganhar escala e transformar a maneira como comemos, viajamos, compramos…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário