ESG

Brasil anuncia adoção de padrão global de relatórios de sustentabilidade

Resolução CVM 193, que entra em vigor hoje (01 de novembro), faz parte do Plano de Ação de Finanças Sustentáveis para 2023-2024 e endossa normas de sustentabilidade internacionais

No início de outubro, estivemos em Málaga (Espanha) cobrindo o GSG Global Impact Summit, um dos principais eventos de investimentos de impacto do mundo.

Lá, ouvimos Emmanuel Faber, chairman do ISSB (International Sustainability Standards Board), dizer que o objetivo da organização ao desenvolver os padrões internacionais de sustentabilidade IFRS S1 e S2* era “acabar com a sopa de letrinhas e fornecer uma linguagem única, comparável e confiável para ESG ao redor do mundo, produzida pelos mercados de capital”.

*Em resumo, o IFRS S1 estabelece um conjunto de requisitos de divulgação projetado para permitir que as empresas comuniquem aos investidores riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade. Já o IFRS S2 estabelece divulgações relacionadas especificamente ao clima, e foi criado para ser usado em conjunto com o IFRS S1.

Questionado sobre os desafios da implementação desses padrões, o executivo declarou:

“De muitas maneiras, é uma nova linguagem, e só se tornará uma linguagem perfeita, que falamos fluentemente, se todos a usarmos. Então, criamos muita proporcionalidade e escalabilidade para facilitar sua adoção”.

Foto: arsfotografia, Global Steering Group for Impact Investment (GSG) e SpainNAB

Brasil na vanguarda

Poucas semanas depois do GSG Global Impact Summit, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apresentou a Resolução CVM 193, que permite a elaboração e divulgação de relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade com base no padrão emitido pelo ISSB. 

Com isso, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a adotar oficialmente o novo padrão global. Mas esse é apenas o primeiro passo para o avanço dessa linguagem nacionalmente…

A Resolução, que faz parte do Plano de Ação de Finanças Sustentáveis para 2023-2024, entra em vigor hoje (1º de novembro), e inicialmente a adoção será voluntária. Ou seja, empresas de capital aberto, fundos e companhias securitizadoras que desejarem poderão optar por divulgar relatórios seguindo as diretrizes do ISSB a partir do exercício de 2024 – as normas não se aplicarão para reportar dados de 2023.

A partir de 2027 (correspondendo ao exercício de 2026) a divulgação de tais relatórios será obrigatória. Durante o período de relatórios voluntários, a CVM planeja coletar feedback dos participantes por meio de uma consulta pública.

Em nota, João Pedro Nascimento, presidente da CVM, destacou que a instituição vem implementando diversas ações envolvendo finanças sustentáveis pois entende a importância do tema para o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil. “O futuro é verde e digital, e essa entrega para a sociedade demonstra o compromisso da CVM em contribuir para o atingimento dos ODS da Agenda 2030 da ONU”, declara. 

Leia também: Boas práticas em relatórios de sustentabilidade
ESG e relatórios de sustentabilidade: Quando divulgar informações demais é um problema

Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Tom Schiebel

Posts recentes

  • ODS

Como Marselha está construindo resiliência climática reimaginando espaços públicos

Ameaçada por noites tropicais e calor extremo, Marselha investe 360 milhões de euros em soluções…

outubro 21, 2025
  • ODS

Com WhatsApp e organização comunitária, povoado colombiano recupera 3 mil toneladas de resíduos recicláveis em 18 meses

Experiência de Potreritos, povoado de Medellín, mostra como soluções simples e participação cidadã podem transformar…

outubro 13, 2025
  • ODS

Cidade dos Estados Unidos aposta em parceria comunitária para expandir áreas verdes

Projeto envolve moradores e organizações não-governamentais no plantio e cuidado de milhares de árvores em…

outubro 6, 2025
  • ODS

Como Paris cortou a poluição do ar pela metade em duas décadas

Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…

outubro 2, 2025
  • Tendências

Telhados verdes transformam pontos de ônibus em aliados da resiliência climática

Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…

setembro 18, 2025
  • ODS

O shopping onde tudo é usado e a gestão é 100% pública

Criado pela prefeitura de Eskilstuna, no interior da Suécia, o shopping de usados “ReTuna” mostra…

setembro 16, 2025

Este site utiliza cookies.