Imagem: Azure Printed Homes
Ordem executiva da prefeitura e inovação na construção civil garantem moradia rápida e acessível para vítimas da tragédia ambiental
No início do ano, Los Angeles enfrentou a maior tragédia ambiental de sua história. Os incêndios florestais que devastaram a cidade entre 7 e 31 de janeiro forçaram mais de cem mil pessoas a deixar suas casas, tornando urgente a busca por soluções rápidas de moradia.
As tiny homes (microcasas de cerca de 11 m²) impressas em 3D e feitas a partir de plástico reciclado, criadas pela Azure Printed Homes, estão entre as iniciativas que buscam acelerar a reconstrução da cidade californiana.
Utilizando uma tecnologia que reduz em até 70% o tempo de construção, a empresa imprime as estruturas externas em um único dia, possibilitando que milhares de desabrigados tenham rapidamente um lugar para morar.
Além da rapidez, essas moradias feitas a partir de polímeros reciclados e fibra de vidro são sustentáveis, resistentes ao clima e possuem alta eficiência energética e durabilidade. Como plásticos são inflamáveis, a Azure usa materiais adicionais com retardantes de chama para aumentar a resistência.
Cada casa (que custa a partir de US$ 35 mil) é feita de cerca de 100 mil garrafas plásticas recicladas e pode ser concluída em até cinco semanas. Ao final do processo de construção, as unidades são transportadas da fábrica da empresa diretamente para os terrenos das famílias afetadas.
Leia também: Startup etíope transforma lixo plástico em materiais de construção
Para viabilizar essa resposta emergencial, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, emitiu uma ordem executiva que elimina barreiras regulatórias para a instalação de moradias temporárias.
Além disso, em resposta à alta demanda, a Azure Homes triplicou sua capacidade produtiva, mantém operações ininterruptas e lançou uma campanha de financiamento coletivo para ampliar a produção e atender a mais vítimas dos incêndios.
Leia também:
“Vende-se casa com risco elevado de inundação”
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário