Recentemente, estivemos em Paris cobrindo o ChangeNOW, principal evento do mundo de soluções para o futuro do planeta. Os primeiros dois conteúdos frutos dessa cobertura internacional já estão no ar:
Hoje, dando continuidade a essa cobertura, compartilhamos um trecho da entrevista que o João Guilherme Brotto (cofundador d’A Economia B) fez com Adélaïde Charlier.
Adélaïde tem 23 anos e se apresenta como ativista pela justiça social e climática. Entenda a visão dela sobre o contexto de policrise em que vivemos e sobre o que precisamos fazer para de fato promovermos mudanças efetivas.
Durante o painel Earth for All (que examinou a sustentabilidade do planeta a partir de múltiplas perspectivas e debateu caminhos para preservar a biodiversidade, combater as mudanças climáticas e garantir acesso equitativo aos recursos naturais), a cofundadora do movimento Youth for Climate Belgium detalhou o que imagina como sistema político ideal.
“Precisamos de um sistema político em que possamos não apenas reagir a múltiplas crises – que vão continuar acontecendo –, mas também ter uma visão de longo prazo. Acredito que a melhor opção e a melhor oportunidade que temos aqui é reformar esse sistema político com a inclusão dos cidadãos de forma sistêmica, e obviamente também a inclusão dos jovens.”
Para Adélaïde, atualmente, mesmo que haja (muita) vontade por parte dos cidadãos de se engajar em mudanças, essa vontade não é suficiente por eles não estarem incluídos estruturalmente nos processos políticos.
Ela sugere que a reforma política permita que os cidadãos participem ativamente da tomada de decisões e da implementação de mudanças, garantindo assim que suas vozes sejam ouvidas e suas ideias contribuam para um sistema mais responsivo e eficaz.
“A reforma do sistema político para incluir os cidadãos de forma mais ampla e sistemática é crucial para enfrentar os desafios complexos que enfrentamos atualmente e garantir uma governança mais responsável e eficaz”, conclui.
Leia também:
Geração Z e o ativismo climático: uma relação de causa e efeito
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário