Imagem: Divulgação IKEA
Eventos organizados pela empresa sueca incentivam a economia circular e promovem interações comunitárias
De acordo com o Circularity Gap Report 2024, apesar de as discussões sobre a economia circular terem triplicado nos últimos cinco anos, o consumo humano de recursos naturais continua crescendo, causando queda nas taxas globais de circularidade ano após ano. O índice de materiais reciclados, por exemplo, caiu de 9,1% em 2018 para 7,2% em 2023.
Para mudar essa realidade, é preciso que iniciativas de organizações privadas e também do poder público que facilitem a economia circular sejam colocadas em prática.
A IKEA, por exemplo, tem o objetivo de se tornar um negócio circular até 2030. Além disso, quer “carregar” seus clientes junto.
Os mercados de pulga que acontecerão entre abril e junho deste ano e estacionamentos de várias lojas europeias da empresa sueca fazem parte dessa estratégia.
Nesses eventos, membros do programa IKEA Family poderão vender móveis e acessórios usados (como roupas, livros, brinquedos) para outros clientes da marca. Além disso, a empresa também venderá seus próprios itens de ponta de estoque e de segunda mão.
Essa iniciativa visa promover a sustentabilidade e o engajamento comunitário, criando uma plataforma física para interação social.
Leia também: Como o setor privado pode impulsionar sistemas de produção e consumo mais sustentáveis
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário