Usar transporte público e fazer trabalho voluntário em uma fazenda urbana são algumas das ações que geram recompensas em 24 atrações da capital dinamarquesa
Faça um trabalho voluntário em uma fazenda urbana e deguste um delicioso almoço vegetariano gratuitamente. Vá de bike até a CopenHill – uma das estações de esqui mais inusitadas do mundo – e ganhe horas extras para aproveitar a pista. Colabore com a limpeza dos canais da cidade e faça um tour de caiaque gratuitamente. Utilize meios de transporte público para ir até o Museu Nacional e receba ingressos para você e sua família.
Esse texto não é uma propaganda, apenas um relato de como Copenhague, a capital da Dinamarca, está incentivando ações sustentáveis entre turistas e moradores.
O projeto piloto da iniciativa CopenPay acontece entre os dias 15 de julho a 11 de agosto e contempla 24 atrações da cidade (a lista completa está aqui).
O objetivo é incentivar comportamentos sustentáveis e enriquecer a experiência cultural dos visitantes e residentes da capital dinamarquesa, transformando ações ecológicas em moeda de troca para experiências culturais.
Para participar, é simples: basta mostrar provas de suas ações verdes.
Vale apresentar bilhetes de trem ou até mostrar fotos de si mesmos andando de bicicleta ou participando de esforços de limpeza. “Em geral, o CopenPay é baseado na confiança, assim como a sociedade dinamarquesa é a mais confiável do mundo, de acordo com a pesquisa PEW”, dizem os organizadores da iniciativa.
Segundo o CEO da Wonderful Copenhagen (empresa responsável pelo projeto), Mikkel Aarø-Hansen, o objetivo do CopenPay é transformar o turismo em uma força positiva para o meio ambiente, incentivando comportamentos sustentáveis e enriquecendo a experiência cultural.
“Esperamos que, ao mostrar o sucesso desta e de outras iniciativas, outras cidades ao redor do mundo sejam inspiradas a incentivar um comportamento turístico mais sustentável, levando a um futuro mais sustentável para todos.”
Ao fim do projeto piloto, será feita uma análise. A expectativa é que uma avaliação positiva leve o órgão de turismo local a reintroduzir o CopenPay como uma experiência de pagamento verde durante todo o ano na economia.
Leia também:
Taxa turística vai financiar instalação de painéis solares em escolas de Barcelona
Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.