ESG

Currículo à primeira vista

Consultoria adota sistema de contratação “às cegas” para tornar processo seletivo mais justo e montar equipes mais diversas

Injustiças nos processos de contratação, influenciadas por fatores como classe social, gênero e etnia, ainda são um problema significativo nas empresas. 

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, candidatos britânicos de origens étnicas minoritárias precisam enviar, em média, 60% mais candidaturas de emprego para receber uma resposta positiva de recrutadores.

Para combater esse problema em seus processos seletivos, a consultoria ucraniana CFC Big Ideas adotou uma política de contratação totally blind (totalmente cega), em que todas as informações pessoais dos candidatos e também sua imagem e sua voz ficam ocultas até que uma oferta de emprego seja feita. Antes disso, os gerentes de recrutamento conhecem apenas os detalhes sobre experiência, educação e habilidades de cada candidato.

O objetivo é simples (e nobre): promover a igualdade e eliminar preconceitos e vieses inconscientes, tornando o processo de contratação mais diverso e justo.

“Candidatos talentosos correm o risco de serem negligenciados porque os gerentes de contratação podem ter alguma opinião consciente ou inconsciente sobre algo. Pode ser qualquer coisa, desde o nome de alguém até como falam ou como se parecem – e isso não é justo”, diz Kostiantyn Gridin, sócio e COO da CFC Big Ideas, em entrevista a Raconteur.

A Reconteur detalha que os candidatos pré-selecionados são convidados para uma entrevista online assíncrona, onde gravam suas respostas a um conjunto de perguntas fixas. O processo segue “às cegas” inclusive nesta etapa. Isso é possível porque a CFC Big Ideas criou – em parceria com a empresa brasileira de desenvolvimento de software Jobecam – uma plataforma na qual os entrevistados são representados por um avatar estático e sem rosto.

Seria esse o futuro dos processos de recrutamento e seleção?


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ODS

Como Paris cortou a poluição do ar pela metade em duas décadas

Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…

outubro 2, 2025
  • Tendências

Telhados verdes transformam pontos de ônibus em aliados da resiliência climática

Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…

setembro 18, 2025
  • ODS

O shopping onde tudo é usado e a gestão é 100% pública

Criado pela prefeitura de Eskilstuna, no interior da Suécia, o shopping de usados “ReTuna” mostra…

setembro 16, 2025
  • Inovação

De playground comum a laboratório de resiliência climática

Parque infantil de cidade no interior da Bélgica coleta e armazena água da chuva, ajuda…

setembro 4, 2025
  • Inovação

Jogo “CLIMA TENSO” leva consequências da crise climática para a sala de aula

Ferramenta pedagógica gratuita aproxima estudantes da crise climática ao simular situações reais e mostrar como…

setembro 2, 2025
  • ODS

Guia orienta prefeitos e prefeitas a preparar cidades para a emergência climática

Publicação da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e do WRI Brasil reúne conceitos, responsabilidades…

agosto 27, 2025

Este site utiliza cookies.