Consultoria adota sistema de contratação “às cegas” para tornar processo seletivo mais justo e montar equipes mais diversas
Injustiças nos processos de contratação, influenciadas por fatores como classe social, gênero e etnia, ainda são um problema significativo nas empresas.
De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, candidatos britânicos de origens étnicas minoritárias precisam enviar, em média, 60% mais candidaturas de emprego para receber uma resposta positiva de recrutadores.
Para combater esse problema em seus processos seletivos, a consultoria ucraniana CFC Big Ideas adotou uma política de contratação totally blind (totalmente cega), em que todas as informações pessoais dos candidatos e também sua imagem e sua voz ficam ocultas até que uma oferta de emprego seja feita. Antes disso, os gerentes de recrutamento conhecem apenas os detalhes sobre experiência, educação e habilidades de cada candidato.
O objetivo é simples (e nobre): promover a igualdade e eliminar preconceitos e vieses inconscientes, tornando o processo de contratação mais diverso e justo.
“Candidatos talentosos correm o risco de serem negligenciados porque os gerentes de contratação podem ter alguma opinião consciente ou inconsciente sobre algo. Pode ser qualquer coisa, desde o nome de alguém até como falam ou como se parecem – e isso não é justo”, diz Kostiantyn Gridin, sócio e COO da CFC Big Ideas, em entrevista a Raconteur.
A Reconteur detalha que os candidatos pré-selecionados são convidados para uma entrevista online assíncrona, onde gravam suas respostas a um conjunto de perguntas fixas. O processo segue “às cegas” inclusive nesta etapa. Isso é possível porque a CFC Big Ideas criou – em parceria com a empresa brasileira de desenvolvimento de software Jobecam – uma plataforma na qual os entrevistados são representados por um avatar estático e sem rosto.
Seria esse o futuro dos processos de recrutamento e seleção?
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário