ESG

Currículo à primeira vista

Consultoria adota sistema de contratação “às cegas” para tornar processo seletivo mais justo e montar equipes mais diversas

Injustiças nos processos de contratação, influenciadas por fatores como classe social, gênero e etnia, ainda são um problema significativo nas empresas. 

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, candidatos britânicos de origens étnicas minoritárias precisam enviar, em média, 60% mais candidaturas de emprego para receber uma resposta positiva de recrutadores.

Para combater esse problema em seus processos seletivos, a consultoria ucraniana CFC Big Ideas adotou uma política de contratação totally blind (totalmente cega), em que todas as informações pessoais dos candidatos e também sua imagem e sua voz ficam ocultas até que uma oferta de emprego seja feita. Antes disso, os gerentes de recrutamento conhecem apenas os detalhes sobre experiência, educação e habilidades de cada candidato.

O objetivo é simples (e nobre): promover a igualdade e eliminar preconceitos e vieses inconscientes, tornando o processo de contratação mais diverso e justo.

“Candidatos talentosos correm o risco de serem negligenciados porque os gerentes de contratação podem ter alguma opinião consciente ou inconsciente sobre algo. Pode ser qualquer coisa, desde o nome de alguém até como falam ou como se parecem – e isso não é justo”, diz Kostiantyn Gridin, sócio e COO da CFC Big Ideas, em entrevista a Raconteur.

A Reconteur detalha que os candidatos pré-selecionados são convidados para uma entrevista online assíncrona, onde gravam suas respostas a um conjunto de perguntas fixas. O processo segue “às cegas” inclusive nesta etapa. Isso é possível porque a CFC Big Ideas criou – em parceria com a empresa brasileira de desenvolvimento de software Jobecam – uma plataforma na qual os entrevistados são representados por um avatar estático e sem rosto.

Seria esse o futuro dos processos de recrutamento e seleção?


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ESG

85% das alegações ambientais no Brasil são greenwashing

Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…

abril 30, 2025
  • ODS

Climate TRACE revoluciona o monitoramento climático com dados transparentes e precisos

Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…

abril 29, 2025
  • Inovação

Como transformar o custo climático de cada pagamento em impacto positivo

Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…

abril 22, 2025
  • Inovação

A arquitetura do reaproveitamento e os tijolos que nascem do que ia para o lixo

Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…

abril 21, 2025
  • Newsletter

Farol #34 – O ESG durou menos que um ciclo olímpico

A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…

abril 17, 2025
  • Inovação

Onde sobra prancha de surfe e falta casa, nasce um novo jeito de construir

Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…

abril 16, 2025

Este site utiliza cookies.