Foto de Mike Setchell na Unsplash
Em 2023, o setor elétrico brasileiro apresentou o menor índice de emissões de CO₂ desde 2011. Crescimento das fontes limpas de energia e cenário hídrico favorável contribuíram para o resultado
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na média do ano, o setor elétrico brasileiro emitiu 0,038 toneladas de CO₂ por terawatt-hora (TWh) gerado em 2023, ante 0,042 toneladas de CO₂ por TWh no ano anterior.
Esses números são importantes porque registram o menor índice de emissões de gás carbônico desde 2011, quando o setor elétrico emitiu 0,028 toneladas de CO₂ por terawatt-hora (TWh).
Este resultado é fruto da combinação do crescimento das fontes renováveis – principalmente eólica e solar – com a normalidade dos reservatórios hidrelétricos.
As previsões para o futuro próximo também são otimistas.
O ritmo de expansão das energias renováveis deve persistir nos próximos anos, com 107 usinas eólicas e 173 usinas solares atualmente em construção no país. Este progresso reforça a tendência positiva em direção a uma matriz energética ainda mais limpa no Brasil.
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário