Baixe gratuitamente o Estudo B #4 e entenda como promover Segurança Psicológica nas empresas e impulsionar o bem-estar dos profissionais
Durante muito tempo, empresas em todo o mundo desenvolveram estratégias de crescimento e definiram modelos de negócios com base principalmente em uma única métrica: o lucro.
No entanto, a busca desenfreada por acúmulo de capital acima de tudo começou a gerar impactos negativos tanto no planeta – contribuindo para a emergência climática, por exemplo – quanto nas pessoas, impulsionando uma crise global de saúde mental.
Para você ter uma ideia, de acordo com o estudo State of the Global Workplace 2023, desenvolvido pela Gallup, quase metade dos profissionais globalmente (44%) enfrentam estresse diário no trabalho.
Além disso, seis em cada 10 profissionais estão quiet quitting – ou seja, fazem apenas o que está descrito nas funções do seu cargo, evitando horas extras e quaisquer outras atividades fora do padrão.
Esse é um problema significativo para as empresas – inclusive para as que estão preocupadas com a lucratividade. Isso porque, segundo a Gallup, a falta de engajamento dos profissionais leva a um prejuízo anual de 8.8 trilhões de dólares – ou 9% do PIB global. Afinal, o bem-estar dos colaboradores impacta diretamente em fatores como produtividade, rotatividade e inovação nas empresas.
Leia também: A obsessão pelo lucro acima de tudo está com os dias contados? |
Em culturas com baixa segurança psicológica, estresse, ansiedade, burnout, depressão, exaustão e sobrecarga fazem parte do dia a dia dos profissionais.
Por outro lado, um nível elevado de segurança psicológica proporciona à cultura corporativa elementos como: transparência, colaboração, diversidade e inclusão, sensação de pertencimento, curiosidade e espaço para inovação.
O Estudo B #4 é uma coprodução A Economia B e GoHuman – consultoria especializada em desenvolvimento organizacional, que atua em temas como Segurança Psicológica/Saúde Mental, Cultura ESG, Liderança de Impacto e Carreira com Significado.
Leia também: Os humanos de negócios e o futuro do capitalismo e da sociedade |
Nas quase 70 páginas deste estudo que é um guia completo sobre o assunto, Alessandra Cavalcante e Rachel Goldgrob, fundadoras da GoHuman e especialistas em Liderança de Impacto, aprofundam-se no conceito de segurança psicológica, demonstrando como esse fator é essencial para as empresas que desejam permanecer relevantes e alinhadas às necessidades dos profissionais, dos consumidores e dos novos tempos.
Em outro momento do estudo, Rachel Goldgrob ressalta que segurança psicológica e ESG precisam caminhar juntos. Afinal, como destaca a especialista, ambientes psicologicamente seguros têm a confiança como base fundamental, e a falta de confiança nas organizações é um dos principais obstáculos para o avanço da agenda ESG.
Para entender melhor o papel da Segurança Psicológica na construção de uma economia mais justa e transparente, e saber como tornar o ambiente da sua empresa mais seguro psicologicamente, baixe gratuitamente o Estudo B #4.
Nele, você vai descobrir:
Faça o download do Estudo B #4 e aprofunde seu conhecimento sobre segurança psicológica nas empresas.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário