ODS

Gêmeo digital da Terra promete ajudar a prever e combater mudanças climáticas

Com capacidade de analisar o passado, monitorar o presente e prever o futuro, DestinE será usado para ajudar a Europa a responder de forma mais eficaz a desastres naturais, adaptar-se às mudanças climáticas e avaliar os potenciais impactos socioeconômicos e políticos de eventos extremos

Há quase 30 anos, o mundo conhecia a ovelha Dolly. Em fevereiro de 1997, Dolly ocupou as manchetes de jornais ao ser apresentada como o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula somática adulta. Na época, a ovelinha criou um verdadeiro frenesi, levando todos a se perguntarem qual seria o próximo grande avanço tecnológico. A clonagem de humanos parecia uma questão de tempo.

Embora a tecnologia tenha avançado significativamente desde então, a clonagem de humanos (ainda) não foi para frente, principalmente por questões éticas.

Em 2024, com a inteligência artificial cada vez mais presente em diferentes setores da sociedade, o tópico da clonagem voltou à tona. Desta vez, entretanto, o foco dos cientistas não é um animal ou um ser humano, mas o nosso planeta.

Para entender melhor como lidar com as mudanças climáticas no futuro, cientistas desenvolveram um sofisticado “gêmeo digital” da Terra, um modelo computacional que simula com precisão os sistemas climáticos e meteorológicos terrestres, além dos impactos das atividades humanas.

Denominado Destination Earth (DestinE), o projeto é coordenado pela Comissão Europeia e possui um financiamento de mais de € 315 milhões.

Utilizando inteligência artificial, o DestinE integra dados de várias fontes, como o programa Copernicus, para representar processos naturais e humanos complexos, oferecendo uma ferramenta crucial para cientistas e políticos elaborarem estratégias de adaptação precisas e medidas de mitigação viáveis.

Entenda como um gêmeo digital lida com as informações e as retorna para uso no mundo real

IMAGEM: ECMWF/DestinE – Tradução: A Economia B

Segundo Margrethe Vestager, Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia, o DestinE é um divisor de águas na luta contra as mudanças climáticas.

“Com ele, podemos observar desafios ambientais que podem nos ajudar a prever cenários futuros – como nunca antes… Hoje, o futuro está literalmente ao nosso alcance”, disse, em nota.

Com dois modelos iniciais focados em adaptação climática e extremos induzidos pelo clima, o projeto busca fornecer cenários hipotéticos para ajudar na tomada de decisões estratégicas. Exemplos incluem a construção de infraestruturas resistentes a futuros eventos extremos e a otimização da agricultura em resposta às mudanças climáticas. A meta é ter uma réplica digital completa da Terra até 2030.

Leia também:
Cidades europeias apostam em soluções baseadas na natureza para enfrentar mudanças climáticas


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.


Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Tom Schiebel

Posts recentes

  • Climate tech

Ciência, jornalismo, dados e IA a serviço da adaptação climática no Brasil

Painel do Clima transforma a robusta ciência climática brasileira em informação estratégica para inspirar políticas…

novembro 19, 2025
  • ODS

Como Marselha está construindo resiliência climática reimaginando espaços públicos

Ameaçada por noites tropicais e calor extremo, Marselha investe 360 milhões de euros em soluções…

outubro 21, 2025
  • ODS

Com WhatsApp e organização comunitária, povoado colombiano recupera 3 mil toneladas de resíduos recicláveis em 18 meses

Experiência de Potreritos, povoado de Medellín, mostra como soluções simples e participação cidadã podem transformar…

outubro 13, 2025
  • ODS

Cidade dos Estados Unidos aposta em parceria comunitária para expandir áreas verdes

Projeto envolve moradores e organizações não-governamentais no plantio e cuidado de milhares de árvores em…

outubro 6, 2025
  • ODS

Como Paris cortou a poluição do ar pela metade em duas décadas

Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…

outubro 2, 2025
  • Tendências

Telhados verdes transformam pontos de ônibus em aliados da resiliência climática

Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…

setembro 18, 2025

Este site utiliza cookies.