Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Política Nacional de Transição Energética visa acelerar a mudança para uma economia verde, atrair R$ 2 trilhões em 10 anos e gerar 3 milhões de empregos
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou ontem (26) a criação da Política Nacional de Transição Energética (PNTE).
A nova política visa coordenar a transição energética no Brasil, promovendo sinergia com outras iniciativas governamentais (como a Política Nacional de Mudança do Clima e o Plano de Transformação Ecológica) para fortalecer a economia verde e criar empregos.
A expectativa do governo é que o projeto possa atrair R$ 2 trilhões em investimentos nos próximos 10 anos, com a possibilidade de gerar três milhões de empregos.
Entre as principais medidas aprovadas pelo CNPE estão diretrizes para a descarbonização das atividades de petróleo e gás, além de atualizações para o desenvolvimento do mercado de combustíveis e biocombustíveis.
Presidido por Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, o Conselho também estabeleceu a criação de um Grupo de Trabalho para estudar mercados de combustíveis específicos, como os aquaviários e de aviação, e aprovou novas resoluções para a exploração de petróleo e gás em blocos estratégicos.
A aprovação da PNTE representa um avanço significativo para a política energética do país, mas o verdadeiro teste será sua implementação eficaz.
A Política Nacional de Transição Energética terá dois instrumentos centrais para sua implementação:
A criação dos instrumentos previstos é fundamental para o sucesso da transição energética, mas ainda há muito a ser feito para garantir que essas medidas resultem em ações concretas e de impacto positivo. Acompanharemos o avanço dessas iniciativas.
Leia também: Nova lei estabelece diretrizes para planos de adaptação às mudanças climáticas no Brasil
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário