Notícias B

Grandes empresas, pequenos exemplos

Relatório revela que 57 empresas da indústria de combustíveis fósseis são responsáveis por 80% das emissões globais de CO₂ desde 2016

Em 2015, os 195 países participantes da COP21 concordaram em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. 

Mas um relatório divulgado há poucos dias pela InfluenceMap revelou que as emissões globais de CO₂ (um dos principais GEE) não diminuíram desde a assinatura do Acordo de Paris. Pelo contrário…

Os maiores emissores de CO₂

O banco de dados da Carbon Majors (utilizado pela InfluenceMap) contempla informações sobre 122 dos maiores poluidores históricos do clima. Analisando esses dados, os pesquisadores descobriram que 65% das entidades estatais de combustíveis fósseis e 55% das empresas do setor privado aumentaram a produção desde 2016.

Além disso, de acordo com o estudo, 80% das emissões globais de CO₂ dos últimos sete anos estão diretamente ligadas a um grupo de 57 grandes empresas das indústrias de combustíveis fósseis e de cimento.

O relatório também aponta que o maior crescimento na emissão de CO₂ foi registrado na Ásia. Desde 2016, as cinco principais companhias privadas do continente e 8 das 10 estatais registraram emissões superiores às observadas entre 2009 e 2015. Segundo a análise, isso se deve principalmente à expansão da produção de carvão.

Inclusive, o estudo cita que houve uma mudança no perfil dos principais produtores de carvão desde 2016, com empresas estatais assumindo um papel mais proeminente, refletido em um aumento significativo nas emissões.

Por fim, o levantamento indica que as cinco maiores empresas privadas (Chevron, ExxonMobil, BP, Shell e ConocoPhillips) foram responsáveis por 11,1% das emissões históricas dos setores de petróleo e cimento. Já as cinco maiores estatais (Saudi Aramco, Gazprom, National Iranian Oil Company, Coal India e Pemex) foram responsáveis por 10,9% das emissões históricas.

Leia também: Emissões de CO₂ referentes ao setor energético batem recorde em 2023


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • Climate tech

Ciência, jornalismo, dados e IA a serviço da adaptação climática no Brasil

Painel do Clima transforma a robusta ciência climática brasileira em informação estratégica para inspirar políticas…

novembro 19, 2025
  • ODS

Como Marselha está construindo resiliência climática reimaginando espaços públicos

Ameaçada por noites tropicais e calor extremo, Marselha investe 360 milhões de euros em soluções…

outubro 21, 2025
  • ODS

Com WhatsApp e organização comunitária, povoado colombiano recupera 3 mil toneladas de resíduos recicláveis em 18 meses

Experiência de Potreritos, povoado de Medellín, mostra como soluções simples e participação cidadã podem transformar…

outubro 13, 2025
  • ODS

Cidade dos Estados Unidos aposta em parceria comunitária para expandir áreas verdes

Projeto envolve moradores e organizações não-governamentais no plantio e cuidado de milhares de árvores em…

outubro 6, 2025
  • ODS

Como Paris cortou a poluição do ar pela metade em duas décadas

Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…

outubro 2, 2025
  • Tendências

Telhados verdes transformam pontos de ônibus em aliados da resiliência climática

Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…

setembro 18, 2025

Este site utiliza cookies.