Iniciativa busca reduzir o impacto ambiental de descartes de móveis e reforça o compromisso da gigante varejista de se tornar um negócio circular até 2030
O mundo enfrenta desafios crescentes quando o assunto é a economia circular. Segundo o Circularity Gap Report 2024, estudo que analisa o panorama da circularidade global, o índice de materiais reciclados caiu de 9,1% em 2018 para 7,2% em 2023, mesmo com o aumento das discussões sobre o tema nos últimos cinco anos.
Além disso, a Environmental Protection Agency (EPA) estima que, só nos Estados Unidos, 12 milhões de móveis foram descartados em 2018. Desses, 80% acabaram em aterros sanitários.
Para reduzir o impacto ambiental do desperdício de móveis, a IKEA — maior varejista de móveis do mundo, que busca se tornar um negócio circular até 2030 — vem desenvolvendo iniciativas em parceria com a Ellen MacArthur Foundation, uma organização dedicada a promover a transição para uma economia circular.
Como parte dessas iniciativas, a empresa realizou testes de mercados de pulgas em estacionamentos na Europa e, mais recentemente, lançou uma loja virtual para facilitar a compra e venda de móveis usados, promovendo a reutilização de produtos e prolongando sua vida útil.
IKEA Preowned
O IKEA Preowned é uma plataforma digital que facilita a compra e venda de móveis usados, incentivando a reutilização e contribuindo para a economia circular.
A iniciativa permite que consumidores deem uma nova vida a seus móveis, ao mesmo tempo em que oferecem a outros a oportunidade de adquirir produtos de qualidade a preços acessíveis.
Na plataforma, os vendedores podem fazer o upload de fotos de seus móveis usados e definir um preço. O sistema de inteligência artificial da IKEA ajuda a melhorar a apresentação dos produtos, sugerindo imagens e descrições promocionais atrativas.
Os compradores, por sua vez, têm acesso a informações detalhadas e podem retirar os itens diretamente dos vendedores, que recebem o pagamento em dinheiro ou através de um voucher com um bônus de 15% para usar em futuras compras na IKEA.
Esse movimento reflete uma tendência crescente no mercado de móveis de segunda mão, que deve crescer 6,4% em 2024.
O último relatório de sustentabilidade da IKEA revela que, em 2023, o número de clientes que utilizou o serviço de recompra e revenda dobrou em relação a 2022, totalizando mais de 211 mil clientes no ano passado.
Além disso, as vendas de soluções de reparo cresceram para 45,1 milhões de produtos, um aumento em relação aos 42,6 milhões de 2022. Atualmente, os produtos da IKEA representam 10% do mercado global de móveis de segunda mão, reforçando o impacto da empresa na promoção de práticas circulares.
Ao reduzir o número de móveis que acabam em aterros sanitários e fomentar a reutilização, a plataforma pode contribuir para a diminuição das emissões de carbono associadas à produção de novos móveis e à eliminação de resíduos.
Inicialmente, clientes de Madri (Espanha) e Oslo (Noruega) terão acesso ao IKEA Preowned. Segundo Jesper Brodin, CEO do Ingka Group, a fase de testes vai até dezembro. “Durante esse período, estaremos interagindo continuamente com os usuários para entender o comportamento e os interesses dos clientes em relação a um mercado digital de segunda mão, bem como o que isso significaria para nós do ponto de vista dos negócios”, afirma.
Ao fim desse período, a IKEA fará uma avaliação da iniciativa e decidirá os próximos passos.
Leia também: IKEA promove mercados de pulgas em estacionamentos de lojas na Europa
Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.