ESG

Projeto Gaia: inteligência artificial na análise de riscos financeiros relacionados ao clima

Ferramenta de IA desenvolvida pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) e parceiros internacionais visa facilitar a análise de divulgações corporativas relacionadas ao clima

Instituições financeiras precisam de dados acessíveis e de alta qualidade para modelar os riscos financeiros decorrentes das mudanças climáticas. Porém, a falta de padrões globais de relatórios dificulta essa missão.

Na semana passada, bancos centrais de alguns dos principais centros financeiros do mundo anunciaram que estão usando uma ferramenta de inteligência artificial para superar esse desafio.

O projeto experimental Gaia, conduzido BIS (Banco de Compensações Internacionais) um fórum de bancos centrais –, em colaboração com o Banco da Espanha, o Bundesbank da Alemanha e o Banco Central Europeu, analisou divulgações de 187 instituições financeiras ao longo de cinco anos, examinando indicadores-chave como emissões de carbono, emissão de títulos verdes e compromissos voluntários de neutralidade de carbono.

De acordo com o comunicado oficial, a IA conseguiu superar as diferenças nas definições e estruturas de divulgação, oferecendo transparência e facilitando a comparação de indicadores sobre riscos financeiros relacionados ao clima.

No mundo atual, orientado por dados, o desafio não é apenas reunir informações; é dar sentido a elas. O Projeto Gaia enfrenta esse desafio, transformando dados não estruturados em insights acionáveis. Ao alavancar grandes modelos de linguagem, Gaia capacita os bancos centrais a navegarem melhor nas complexidades da divulgação de sustentabilidade”, disse Joachim Nagel, Presidente do Deutsche Bundesbank, em nota.

Os bancos centrais consideram que o modelo flexível do Gaia pode ser aplicado em uma variedade de casos no setor financeiro e estão avaliando a possibilidade de disponibilizá-lo publicamente como um serviço aberto para analistas.


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ESG

85% das alegações ambientais no Brasil são greenwashing

Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…

abril 30, 2025
  • ODS

Climate TRACE revoluciona o monitoramento climático com dados transparentes e precisos

Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…

abril 29, 2025
  • Inovação

Como transformar o custo climático de cada pagamento em impacto positivo

Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…

abril 22, 2025
  • Inovação

A arquitetura do reaproveitamento e os tijolos que nascem do que ia para o lixo

Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…

abril 21, 2025
  • Newsletter

Farol #34 – O ESG durou menos que um ciclo olímpico

A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…

abril 17, 2025
  • Inovação

Onde sobra prancha de surfe e falta casa, nasce um novo jeito de construir

Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…

abril 16, 2025

Este site utiliza cookies.