ESG

Projeto Gaia: inteligência artificial na análise de riscos financeiros relacionados ao clima

Ferramenta de IA desenvolvida pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) e parceiros internacionais visa facilitar a análise de divulgações corporativas relacionadas ao clima

Instituições financeiras precisam de dados acessíveis e de alta qualidade para modelar os riscos financeiros decorrentes das mudanças climáticas. Porém, a falta de padrões globais de relatórios dificulta essa missão.

Na semana passada, bancos centrais de alguns dos principais centros financeiros do mundo anunciaram que estão usando uma ferramenta de inteligência artificial para superar esse desafio.

O projeto experimental Gaia, conduzido BIS (Banco de Compensações Internacionais) um fórum de bancos centrais –, em colaboração com o Banco da Espanha, o Bundesbank da Alemanha e o Banco Central Europeu, analisou divulgações de 187 instituições financeiras ao longo de cinco anos, examinando indicadores-chave como emissões de carbono, emissão de títulos verdes e compromissos voluntários de neutralidade de carbono.

De acordo com o comunicado oficial, a IA conseguiu superar as diferenças nas definições e estruturas de divulgação, oferecendo transparência e facilitando a comparação de indicadores sobre riscos financeiros relacionados ao clima.

No mundo atual, orientado por dados, o desafio não é apenas reunir informações; é dar sentido a elas. O Projeto Gaia enfrenta esse desafio, transformando dados não estruturados em insights acionáveis. Ao alavancar grandes modelos de linguagem, Gaia capacita os bancos centrais a navegarem melhor nas complexidades da divulgação de sustentabilidade”, disse Joachim Nagel, Presidente do Deutsche Bundesbank, em nota.

Os bancos centrais consideram que o modelo flexível do Gaia pode ser aplicado em uma variedade de casos no setor financeiro e estão avaliando a possibilidade de disponibilizá-lo publicamente como um serviço aberto para analistas.


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • Climate tech

Ciência, jornalismo, dados e IA a serviço da adaptação climática no Brasil

Painel do Clima transforma a robusta ciência climática brasileira em informação estratégica para inspirar políticas…

novembro 19, 2025
  • ODS

Como Marselha está construindo resiliência climática reimaginando espaços públicos

Ameaçada por noites tropicais e calor extremo, Marselha investe 360 milhões de euros em soluções…

outubro 21, 2025
  • ODS

Com WhatsApp e organização comunitária, povoado colombiano recupera 3 mil toneladas de resíduos recicláveis em 18 meses

Experiência de Potreritos, povoado de Medellín, mostra como soluções simples e participação cidadã podem transformar…

outubro 13, 2025
  • ODS

Cidade dos Estados Unidos aposta em parceria comunitária para expandir áreas verdes

Projeto envolve moradores e organizações não-governamentais no plantio e cuidado de milhares de árvores em…

outubro 6, 2025
  • ODS

Como Paris cortou a poluição do ar pela metade em duas décadas

Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…

outubro 2, 2025
  • Tendências

Telhados verdes transformam pontos de ônibus em aliados da resiliência climática

Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…

setembro 18, 2025

Este site utiliza cookies.