Em CATAN – New Energies, jogadores precisam decidir se querem investir em recursos de energia limpa ou em combustíveis fósseis, simulando dilemas reais para equilibrar desenvolvimento econômico e sustentabilidade
Jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de reunir amigos e estimular a interação. Afinal, eles promovem debates, negociações e risadas em um ambiente descontraído, onde cada jogada pode trazer suspense e estratégias inesperadas. Além disso, bons jogos podem servir como excelentes pontos de partida para conversas sobre temas atuais e importantes – como as mudanças climáticas.
CATAN é um dos títulos responsáveis pela popularização dos jogos de tabuleiro modernos, combinando estratégia, negociação e sorte. Ambientado na colonização de uma ilha fictícia, o jogo desafia os participantes a competirem no desenvolvimento de suas colônias, construindo estradas, vilas e cidades.
Trazendo o jogo para os dias de hoje, uma nova edição adiciona ao gameplay original um foco em escolhas energéticas sustentáveis e no impacto da poluição…
CATAN – New Energies convida os jogadores a decidirem entre investir em fontes renováveis (mais caras) ou em combustíveis fósseis – que, apesar de serem mais acessíveis, são prejudiciais à ilha de Catan. A partir disso, o jogo simula dilemas reais enfrentados por governos e empresas ao (tentar) equilibrar desenvolvimento econômico e sustentabilidade.
Todos os participantes começam o jogo com a energia de suas colônias baseada em combustíveis fósseis, que causam poluição e interrompem a produção de recursos. Mas, à medida que investem em energia renovável, os “eventos” de poluição são substituídos por recompensas para estratégias sustentáveis.
“Vocês monitoram e negociam com os outros jogadores para reduzir a poluição, que afeta a todos. Como na vida real, o jogador mais sustentável nem sempre vence e, como em qualquer jogo de CATAN, há vários caminhos para a vitória. No entanto, se os níveis de poluição permanecerem muito altos por muito tempo e o jogo terminar em catástrofe, o jogador que mais investiu em energia renovável é o vencedor. Em essência, esta variante de CATAN destaca a importância do investimento em energias renováveis”, diz a apresentação oficial do jogo.
Em uma crítica publicada na Wired, o repórter especializado em tecnologia Simon Hill disse: “Como descobrimos em nossas jogadas, um jogador poluente é um incômodo para todos e pode causar frustração e até discussões. O interessante nisso é que convida a comparações com o mundo real. As nações e políticos que continuam a negar as mudanças climáticas e poluem o planeta exigem maiores sacrifícios daqueles que tentam equilibrar a situação, e chega um ponto em que isso não pode ser feito sem consenso. Pode parecer moralismo forçado vindo de um jogo de tabuleiro, mas nunca parece que o jogo está martelando a mensagem. Ela simplesmente se torna clara à medida que você joga”.
Para tornar o próprio jogo mais sustentável, CATAN – New Energies foi fabricado com materiais como madeira e polpa de fontes renováveis, eliminando o uso de plástico em componentes como dados e embalagens.
Os dados foram lançados, cabe a (todos) nós nos movermos rumo à sustentabilidade.
→ Depois de quatro jornalistas especializados em cobertura climática jogarem CATAN – New Energies, uma delas (Sachi Kitajima Mulkey) contou como foi a experiência em um artigo publicado na Grist. Leia aqui (em inglês).
Leia também: Jogue os dados e participe da revolução da energia eólica no Uruguai
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário