Foto de Thomas Richter na Unsplash
Estudo da Agência Internacional de Energia revela que 180 países não possuem metas relacionadas à energia renovável em seus compromissos climáticos
Durante a COP28, quase 200 países se comprometeram a triplicar a capacidade mundial de energia renovável nesta década. Segundo muitos especialistas, esta é uma das ações críticas para manter viva a esperança de limitar o aquecimento global a 1,5 °C.
Entretanto, na semana passada, a Agência Internacional de Energia (IEA) – uma das principais autoridades em pesquisa energética do mundo – revelou que o mundo está longe de alcançar essa meta.
De acordo com o relatório “COP28 Tripling Renewable Capacity Pledge”, apenas 14 de 194 países incluíram metas específicas para renováveis em seus compromissos climáticos (NDCs). Isso resultará em um aumento previsto de apenas 70% da capacidade necessária. Seguindo essa tendência, a capacidade global deve aumentar pouco mais que o dobro até o final da década.
O estudo da IEA destaca que, apesar do progresso no aumento da capacidade renovável, muitos países ainda precisam integrar essas metas em seus planos nacionais.
O relatório conclui que é crucial que os governos globais acelerem seus esforços e implementem políticas mais robustas para triplicar a capacidade de energia renovável até 2030. Sem essas ações, o mundo poderá falhar em cumprir seus compromissos climáticos essenciais para limitar o aquecimento global.
“Este relatório deixa claro que a meta é ambiciosa, mas alcançável – embora apenas se os governos rapidamente transformarem promessas em planos de ação”, disse o Diretor Executivo da IEA, Fatih Birol, em nota.
Além disso, segundo Birol, ao cumprir os objetivos acordados na COP28 – incluindo a triplicação das energias renováveis e a duplicação das melhorias na eficiência energética até 2030 – os países em todo o mundo têm uma grande oportunidade de acelerar o progresso. Esse avanço pode levar a um sistema energético mais seguro, acessível e sustentável.
Leia também:
Crescimento de energias renováveis no Brasil está atrelado à grilagem de terras
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário