Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Sancionada na semana passada, nova lei determina que riscos climáticos devem ser contemplados nas políticas públicas e de desenvolvimento econômico e social
Na última quinta-feira (27/06), o presidente Lula sancionou uma lei que estabelece diretrizes para planos de adaptação às mudanças climáticas.
O texto determina padrões para o monitoramento das ações e para a estruturação de planos estaduais e municipais de adaptação climática. O objetivo é, com isso, definir caminhos para minimizar os impactos ambientais, sociais, econômicos e de infraestrutura das mudanças climáticas
Na prática, a lei prevê a implementação de estratégias em três áreas principais:
A lei indica que os planos estaduais e municipais devem ser elaborados conforme os critérios da Política Nacional sobre Mudança do Clima e submetidos ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA). Além disso, o texto aponta que esses planos precisam ser revisados a cada quatro anos, para garantir que estejam atualizados e eficazes na mitigação dos riscos climáticos.
A nova lei teve origem no Projeto de Lei 4129/21, da deputada Tabata Amaral (PSB-SP). Sua aprovação foi acelerada após a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio.
Leia também:
Governo Federal institui programa de certificação sustentável
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário