“Ogilvyland” ironiza a agência líder em clientes do setor de combustíveis fósseis por tentar “jogar dos dois lados” na crise climática
Recentemente, falamos sobre um jogo virtual que coloca o jogador no papel de CEO da abrdn (uma grande empresa envolvida com investimentos em combustíveis fósseis) para tentar tornar o negócio mais sustentável.
O desenvolvedor do Asset Manager Quest, Oli Frost, deu novos sinais de que não irá abdicar tão cedo de apontar para os problemas de grandes empresas que se autoproclamam sustentáveis – quando suas ações mostram o contrário.
O novo alvo do ativista ambiental é uma das maiores agências de marketing do mundo (e líder em clientes de combustíveis fósseis), a Ogilvy.
Ogilvyland: “uma celebração do corajoso mundo aquecido que nossos clientes estão construindo”
Frost, que faz parte do grupo de campanha climática Serious People, desenvolveu “Ogilvyland”, um parque temático que tem atrações como:
- Montanha de carvão: “Uma aventura radical pelas mais recentes minas de carvão dos nossos clientes. Se as quedas rápidas e os trilhos instáveis não tirarem seu fôlego, a enfisema com certeza vai!”
- Corredeiras do rio em ascensão: “Uma viagem turbulenta pelo Rio Ganges em plena enchente. À medida que suas margens transbordam para os assentamentos ao redor, você terá que desviar de linhas de energia, destroços de construções e até mesmo de doenças transmitidas pela água…”
- Montanha-russa da emissão zero: “A montanha-russa mais lenta do mundo. Faça um passeio nas costas de Ned, a Tartaruga da Emissão Zero, e conheça as soluções climáticas teóricas dos nossos clientes. Ned vai mostrar como fizemos lobby contra o Big Oil Windfall Tax Act e as taxas de metano, em nome do American Petroleum Institute”.
Os criadores destacam que, enquanto a Ogilvy afirma ajudar seus clientes em uma “transição” para práticas mais sustentáveis, o apoio contínuo da agência à indústria de combustíveis fósseis é contraditório e prejudicial ao planeta.
“Queimar cada vez mais combustíveis fósseis pode ser emocionante para os clientes de carvão, petróleo e gás da Ogilvy, mas é aterrorizante para todos os outros. Marcas ambiciosas estão acelerando seus esforços climáticos e vão, cada vez mais, rejeitar agências como a Ogilvy que tentam jogar dos dois lados”, disse Jamie Inman, cofundador do Serious People, ao coletivo Clean Creatives.
Segundo o site da campanha, no dia 16 de outubro haverá um evento oficial de lançamento do parque. Porém, não há detalhes sobre a programação. De qualquer forma, é possível conhecer todas as atrações do Ogilvyland e garantir sua entrada para a abertura aqui.
Leia também: Cidade holandesa faz história ao proibir publicidade de combustíveis fósseis
Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.