Notícias B

Múltiplas soluções para desafios múltiplos

Plataforma Desafios – Múltiplas soluções para desafios múltiplos

Conheça Desafios, a plataforma que conecta pessoas e empresas dispostas a encontrar soluções para os principais desafios que nossa sociedade enfrenta a gestores públicos com necessidades específicas

Incomum e assustadora são duas palavras que parecem descrever bem a situação que estamos vivendo. Desde que foi identificado, em janeiro deste ano, o novo coronavírus mudou a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo. Até o momento do fechamento deste artigo (21/09), mais de 900 mil vidas já tinham sido perdidas globalmente na batalha contra a Covid-19.

Mas, ao mesmo tempo, sinais de esperança surgem dos mais diversos lugares, emitidos pelos mais diferentes agentes. 

Enquanto os cientistas buscam formular vacinas para imunizar a humanidade contra o vírus, há vizinhos se apoiando de diversas formas, empresas colocando em prática ações para ajudar os moradores das comunidades em que atuam a atravessar esse momento difícil, ONGs trabalhando mais do que nunca para fazer a diferença no mundo, e assim por diante.

Inclusive, temos falado sobre muitas dessas iniciativas na série Pandemia de Covid-19 e os ODS (você pode ler todos os artigos clicando aqui).

Afinal, o propósito destes conteúdos é justamente revelar o impacto desta crise no andamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, além disso, apresentar iniciativas que vêm contribuindo para garantir o avanço dos ODS mesmo neste momento difícil.

Uma iniciativa nacional que ganhou destaque nesse sentido foi a Plataforma Desafios. Lançada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Desafios é uma plataforma de inovação aberta que utiliza concursos e premiações para convidar a sociedade a participar da construção de soluções para problemas públicos.

Basicamente, por meio da plataforma, gestores públicos podem buscar ajuda para superar grandes desafios, aproveitando a inteligência coletiva para diminuir as inseguranças do processo de inovação e aumentar as chances de sucesso.

Leia também!
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 10 anos para mudar o mundo

Os desafios trazidos pela Covid-19…

Plataforma Desafios

Há alguns meses, a plataforma lançou quatro concursos voltados especificamente a incentivar e apoiar a sociedade na criação de alternativas para minimizar o impacto da COVID-19 nas áreas de saúde, economia, impacto social e tecnologia. Os concursos são baseados em quatro perguntas:

Como…

Cada ementa explica por que é importante buscar soluções para esses desafios e apresenta exemplos diferentes oportunidades de inovação que esses desafios trazem. A partir disso, os interessados são convidados a apresentar suas possíveis soluções.

Em pouco mais de um mês, 598 propostas de projetos foram recebidas, das quais 14 se classificaram para a próxima etapa, que consiste em  avaliar os projetos que, além da premiação pela ENAP, têm os requisitos para receber apoio de implementação do BNDES, do Fundo Socioambiental da Caixa e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

O critérios para a escolha das soluções classificadas foram: facilidade de implementação, impacto, eficiência e viabilidade jurídica e econômica.

Somando a premiação e o apoio financeiro, os incentivos oferecidos podem totalizar até R$ 1,75 milhão.

Por apresentarem propostas de soluções para as consequências de desafios que o mundo todo está enfrentando, todos os quase 600 projetos apresentados têm seus méritos. Porém, selecionamos 5 para apresentar a seguir, pois acreditamos que são soluções simples, mas que podem ser replicadas/adaptadas/servir de fonte de inspiração para você pensar em soluções que podem contribuir para acelerar a vinda de dias melhores.

  • Você pode conferir a lista completa das propostas classificadas nos concursos relativos aos desafios trazidos pela Covid-19 clicando aqui.
  • Para saber quais são os concursos abertos no momento clique aqui.

… e 5 propostas de soluções para superarmos alguns desses desafios

Aua (significa “gente”, em tupi-guarani)

A ideia da Aua é conectar pequenos empreendedores que precisam de apoio para sustentar seus negócios a consumidores que desejam obter mais benefícios em suas compras do dia a dia.

Para isso, o aplicativo oferece cupons de desconto em produtos de pequenos negócios e dá visibilidade aos empreendedores, apostando na humanização.

Leia também!
Como a pandemia de Covid-19 impacta na erradicação da pobreza (ODS 1)

Micro/nanocrédito comunitário + ações comunitárias

A proposta do Laboratório de Informática e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro é investir na Rede de Bancos Comunitários de Desenvolvimento já existentes (com ênfase no Banco do Preventório) para desenvolver soluções de microcrédito (para produção) e nanocrédito (para consumo).

Em paralelo, propõe ações comunitárias – como, por exemplo, distribuição de cestas básicas.

Leia também!
Como a pandemia de Covid-19 pode agravar a fome global (ODS 2)

Mandando a real sobre a Covid-19 

Propõe a criação de uma central de conteúdos artísticos, educativos, informativos e de engajamento direcionados ao combate à Covid-19 nas periferias.

Tecer Esperança

Um dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19 é a escassez de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde. O projeto Tecer Esperança é um dos agentes trabalhando para amenizar esse problema.

Além disso, a iniciativa proporciona a geração de renda para populações vulneráveis. Afinal, ela abrirá postos de trabalho na confecção de máscaras e aventais.

HigienizAção

A proposta do projeto HigienizAção é instalar pias de assepsia com acionamento por pedal nas comunidades com aglomerados subnormais espalhadas pelo Brasil.

Leia também!
A pandemia de Covid-19 e o acesso aos serviços de saúde (ODS 3)

A união faz a força na superação dos desafios

Muitos desafios exigem muitas soluções. Que essas iniciativas o inspirem a criar, investir, apoiar as causas que mais mexem com você!

Tom Schiebel

Jornalista

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário