ESG

Iniciativa ajuda a acelerar processo de naturalização de refugiados no Brasil

Heinz convida clientes de hamburguerias a escreverem resenhas positivas sobre os funcionários refugiados para ajudá-los no processo de naturalização no Brasil

De acordo com o Relatório Global de Tendências de 2023 do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o número de pessoas deslocadas à força em todo o mundo ultrapassou 108 milhões em 2022. Desses, aproximadamente 35,3 milhões são refugiados. 

Só no Brasil, a ACNUR estima que atualmente vivem cerca de 710 mil refugiados de países como Venezuela, Afeganistão e Ucrânia. 

Ações que visam integrar os refugiados de maneira adequada na sociedade, proporcionando condições para que possam levar uma vida digna em seus novos lares, são essenciais não apenas para os imigrantes, mas também para os países que os acolhem.

Ciente de que muitos refugiados iniciam sua vida no Brasil trabalhando em hamburguerias, a Heinz se uniu à agência de publicidade Africa para criar o Reviews for Naturalization, um programa que convida clientes de hamburguerias a escreverem resenhas positivas sobre os funcionários imigrantes para ajudá-los no processo de naturalização.

“(…) já que somos parceiros das melhores hamburguerias do Brasil, temos a responsabilidade de olhar para o todo. Desde a qualidade dos produtos, mas, principalmente, a qualidade de vida de quem está lá.

Vamos transformar esses reviews em uma carta de recomendação profissional que, anexada ao processo, pode ajudar a reduzir o tempo necessário para o processo de naturalização”, diz a marca, no site da campanha.

Como funciona o programa Reviews for naturalization

Os clientes são incentivados a deixar resenhas focadas no serviço e na ética de trabalho dos funcionários imigrantes. 

Uma resenha elogiosa sobre um “garçom amigável do Haiti” ou uma “cozinheira habilidosa da Síria” pode ajudar esses funcionários a demonstrar habilidades valiosas e integração na comunidade para as autoridades de imigração, potencialmente reduzindo pela metade o tempo da burocracia.

Ao facilitar o processo de naturalização, a Heinz não apenas melhora a vida dos refugiados, mas também contribui para uma integração mais harmoniosa na sociedade brasileira. Este projeto exemplifica como empresas podem assumir um papel ativo na resolução de desafios sociais contemporâneos.

Saiba mais.

Leia também: O que acontece quando energia solar e energia humana se somam


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ESG

85% das alegações ambientais no Brasil são greenwashing

Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…

abril 30, 2025
  • ODS

Climate TRACE revoluciona o monitoramento climático com dados transparentes e precisos

Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…

abril 29, 2025
  • Inovação

Como transformar o custo climático de cada pagamento em impacto positivo

Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…

abril 22, 2025
  • Inovação

A arquitetura do reaproveitamento e os tijolos que nascem do que ia para o lixo

Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…

abril 21, 2025
  • Newsletter

Farol #34 – O ESG durou menos que um ciclo olímpico

A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…

abril 17, 2025
  • Inovação

Onde sobra prancha de surfe e falta casa, nasce um novo jeito de construir

Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…

abril 16, 2025

Este site utiliza cookies.