Tendências

Taxa turística vai financiar instalação de painéis solares em escolas de Barcelona

100 milhões de euros arrecadados com taxa turística serão direcionados para projeto que visa mitigar efeitos das mudanças climáticas e ampliar a transição ecológica em Barcelona

Barcelona é o lar da tradicional arquitetura catalã (representada principalmente pelas obras de Antoni Gaudí), um grande centro comercial e cultural europeu e mundial e também conta com um dos maiores clubes de futebol do mundo. Esses são apenas alguns dos motivos de orgulho para os moradores da cidade. Um novo projeto municipal tem potencial para entrar nessa lista…

Com um orçamento de 100 milhões de euros, o Pla Clima Escola Barcelona visa mitigar os efeitos das mudanças climáticas nas escolas (especialmente durante ondas de calor) e ampliar a transição ecológica da cidade por meio da descarbonização das instalações escolares.

Como funcionará o Pla Clima Escola Barcelona

Entre 2024 e 2029, a prefeitura de Barcelona pretende instalar 181 mil m² de painéis solares, em 170 instituições de ensino. Além disso, sempre que possível, antigas caldeiras a gás poluentes serão substituídas por bombas de calor.

O plano beneficiará diretamente 55.519 alunos em 148 escolas primárias, três centros de educação especial e três escolas secundárias.

A instalação dos painéis solares permitirá que as escolas produzam energia suficiente para seu próprio consumo, melhorem as temperaturas em suas instalações e ainda gerem um excedente de energia que poderá ser aproveitado pela comunidade. Isso, segundo as autoridades locais, ajudará a reduzir os custos de eletricidade e ampliar o fornecimento de energia limpa em Barcelona.

O Consórcio de Educação de Barcelona coordenará o projeto, que será financiado pelo imposto turístico. Atualmente, os cerca de sete milhões de turistas que visitam a cidade anualmente pagam € 2.75 por cada noite que passam lá, mas essa taxa subirá para € 3.25 em abril.

A primeira etapa do projeto, programada para acontecer entre este ano e 2026, contemplará 83 centros escolares. Entre 2027 e 2029, mais 87 escolas serão beneficiadas.


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário

Ver Comentários

Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ODS

Como Paris cortou a poluição do ar pela metade em duas décadas

Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…

outubro 2, 2025
  • Tendências

Telhados verdes transformam pontos de ônibus em aliados da resiliência climática

Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…

setembro 18, 2025
  • ODS

O shopping onde tudo é usado e a gestão é 100% pública

Criado pela prefeitura de Eskilstuna, no interior da Suécia, o shopping de usados “ReTuna” mostra…

setembro 16, 2025
  • Inovação

De playground comum a laboratório de resiliência climática

Parque infantil de cidade no interior da Bélgica coleta e armazena água da chuva, ajuda…

setembro 4, 2025
  • Inovação

Jogo “CLIMA TENSO” leva consequências da crise climática para a sala de aula

Ferramenta pedagógica gratuita aproxima estudantes da crise climática ao simular situações reais e mostrar como…

setembro 2, 2025
  • ODS

Guia orienta prefeitos e prefeitas a preparar cidades para a emergência climática

Publicação da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e do WRI Brasil reúne conceitos, responsabilidades…

agosto 27, 2025

Este site utiliza cookies.