Tendências

Taxa turística vai financiar instalação de painéis solares em escolas de Barcelona

100 milhões de euros arrecadados com taxa turística serão direcionados para projeto que visa mitigar efeitos das mudanças climáticas e ampliar a transição ecológica em Barcelona

Barcelona é o lar da tradicional arquitetura catalã (representada principalmente pelas obras de Antoni Gaudí), um grande centro comercial e cultural europeu e mundial e também conta com um dos maiores clubes de futebol do mundo. Esses são apenas alguns dos motivos de orgulho para os moradores da cidade. Um novo projeto municipal tem potencial para entrar nessa lista…

Com um orçamento de 100 milhões de euros, o Pla Clima Escola Barcelona visa mitigar os efeitos das mudanças climáticas nas escolas (especialmente durante ondas de calor) e ampliar a transição ecológica da cidade por meio da descarbonização das instalações escolares.

Como funcionará o Pla Clima Escola Barcelona

Entre 2024 e 2029, a prefeitura de Barcelona pretende instalar 181 mil m² de painéis solares, em 170 instituições de ensino. Além disso, sempre que possível, antigas caldeiras a gás poluentes serão substituídas por bombas de calor.

O plano beneficiará diretamente 55.519 alunos em 148 escolas primárias, três centros de educação especial e três escolas secundárias.

A instalação dos painéis solares permitirá que as escolas produzam energia suficiente para seu próprio consumo, melhorem as temperaturas em suas instalações e ainda gerem um excedente de energia que poderá ser aproveitado pela comunidade. Isso, segundo as autoridades locais, ajudará a reduzir os custos de eletricidade e ampliar o fornecimento de energia limpa em Barcelona.

O Consórcio de Educação de Barcelona coordenará o projeto, que será financiado pelo imposto turístico. Atualmente, os cerca de sete milhões de turistas que visitam a cidade anualmente pagam € 2.75 por cada noite que passam lá, mas essa taxa subirá para € 3.25 em abril.

A primeira etapa do projeto, programada para acontecer entre este ano e 2026, contemplará 83 centros escolares. Entre 2027 e 2029, mais 87 escolas serão beneficiadas.


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário

Ver Comentários

Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ESG

85% das alegações ambientais no Brasil são greenwashing

Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…

abril 30, 2025
  • ODS

Climate TRACE revoluciona o monitoramento climático com dados transparentes e precisos

Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…

abril 29, 2025
  • Inovação

Como transformar o custo climático de cada pagamento em impacto positivo

Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…

abril 22, 2025
  • Inovação

A arquitetura do reaproveitamento e os tijolos que nascem do que ia para o lixo

Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…

abril 21, 2025
  • Newsletter

Farol #34 – O ESG durou menos que um ciclo olímpico

A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…

abril 17, 2025
  • Inovação

Onde sobra prancha de surfe e falta casa, nasce um novo jeito de construir

Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…

abril 16, 2025

Este site utiliza cookies.