Foto de Eric Welch na Unsplash
Aprovada por 55% dos estados-membros do bloco, nova lei exige que 20% das áreas terrestres e marinhas da União Europeia sejam recuperadas até 2030
A União Europeia (UE) aprovou esta semana uma lei para a proteção e restauração dos ecossistemas naturais. A nova legislação exige que pelo menos 20% das áreas terrestres e marinhas do bloco sejam preservadas ou recuperadas até 2030. Mas chegar até essa aprovação não foi fácil.
Nos últimos meses, a legislação enfrentou uma forte oposição de partidos conservadores e grupos de lobby anti-natureza, que alegaram que a lei traria prejuízos econômicos para agricultores e pescadores e atrasaram seu processo de aprovação. No entanto, defensores da lei, incluindo cientistas e organizações ambientais, argumentam que a restauração da natureza é compatível com a atividade econômica e vital para a sustentabilidade a longo prazo.
A votação final do Conselho da UE, que aconteceu na segunda-feira (17), foi tensa, especialmente porque a então ministra do clima da Áustria, Leonore Gewessler, contrariou o governo de seu país ao votar a favor da proposta. Insatisfeito, o chanceler austríaco, Karl Nehammer, não apenas solicitou ao Conselho que desconsiderasse o voto, como demitiu Leonore.
O Conselho recusou seu pedido e validou o voto de Leonore Gewessler. Viena já sinalizou que pretende recorrer ao Tribunal Europeu de Justiça.
A Lei de Restauração da Natureza é um dos pilares do chamado Pacto Verde Europeu (Green Deal). Ela foi um dos pontos mais criticados por agricultores e grupos populistas e quase foi totalmente descartada no ano passado, depois de a Hungria retirar seu apoio à proposta. A legislação se manteve viva graças à movimentação do governo da Irlanda, que conseguiu recuperar o apoio de alguns governos da UE.
Leia também: CDP lança nova plataforma de dados ambientais
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário