Foto de Petter Rudwall na Unsplash
Críticos alertam que novas regras ainda permitem o dobro de poluentes recomendado pela OMS e que países-membros podem adiar sua implementação em até uma década
A União Europeia (UE) quer zerar a poluição até 2050. Uma das medidas que contribuem para isso foi anunciada esta semana: o Parlamento Europeu e os estados-membro da UE aprovaram normas mais rigorosas para o controle da qualidade do ar.
O acordo estabelecido entre o Parlamento Europeu e o Conselho impõe limites mais restritos para diversos poluentes. Os limites anuais para partículas finas conhecidas como PM2,5 (que causam estragos em todo o corpo, por serem pequenas o suficiente para entrar na corrente sanguínea), por exemplo, passam de 25 µg/m³ para 10 µg/m³; e para dióxido de nitrogênio (gás prejudicial aos pulmões) de 40 µg/m³ para 20 µg/m³.
Críticos alertam, porém, que, apesar dos avanços, as metas para 2030 ainda permitem o dobro da poluição em relação aos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, os estados-membros da UE podem adiar a implementação das novas regras em dois casos:
1) Por cinco a sete anos – se as projeções mostrarem que os valores limites não podem ser atendidos a tempo;
2) Por 10 anos – em áreas com geografia difícil ou em que as metas só podem ser atingidas com um impacto significativo nos sistemas de aquecimento doméstico.
Por outro lado, os cidadãos europeus terão direito a pedir uma indenização caso os governos falhem na execução destas medidas ou se tiverem a saúde prejudicada pela poluição.
Com cerca de 300 mil mortes prematuras atribuídas à poluição atmosférica em 2021 na UE, o acordo – que precisa ser adotado pelo Parlamento e pelo Conselho antes de entrar em vigor – é considerado um passo significativo para garantir um futuro mais saudável.
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário