Marketplace imobiliário norte-americano Zillow inclui riscos climáticos em anúncios de propriedades à venda em sua plataforma
Até não muito tempo atrás, na hora de comprar um imóvel as pessoas priorizavam questões como quantidade de quartos, localização, segurança do bairro e infraestrutura do imóvel. Nos últimos anos, porém, um novo item foi adicionado a esta lista: os riscos climáticos que afetam (ou podem vir a afetar) seu possível novo lar.
Em uma pesquisa com 12 mil compradores de imóveis, o marketplace imobiliário Zillow revelou que 80% deles levam em consideração pelo menos um risco climático em sua tomada de decisão – sendo as gerações Millennial e Z as mais atentas a esses fatores. Inclusive, para eles, mapas interativos e dados históricos de incidentes ambientais próximos às propriedades listadas podem ser cruciais para uma decisão informada.
Atendendo a essa nova demanda, o Zillow passou a exibir dados detalhados sobre riscos climáticos em anúncios de imóveis, oferecendo aos compradores informações sobre o nível de ameaça de eventos como inundações, incêndios florestais, ventos fortes, ondas de calor e qualidade do ar.
A nova ferramenta, desenvolvida em parceria com a First Street Foundation (organização sem fins lucrativos que avalia riscos climáticos), mostra não apenas pontuações de risco atuais, mas também estimativas para 15 e 30 anos, prazos comuns de hipotecas norte-americanas.
Com o aumento dos custos de seguros em áreas de maior risco climático, a Zillow espera que essas novas informações ajudem os compradores a avaliar e reduzir potenciais perdas. Especialistas consideram que essa transparência, ainda que limitada em algumas regiões, representa um avanço na oferta de dados relevantes para os consumidores, incentivando uma busca mais consciente e informada por imóveis.
Em longo prazo, essa prática pode alterar a forma como o mercado imobiliário opera, tornando os riscos climáticos um fator decisivo e estratégico nas negociações.
Leia também: Ferramenta auxilia agricultores australianos a entender riscos das mudanças climáticas
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário