Notícias B ODS

Brasil lidera iniciativa global para combater desinformação climática

Na Cúpula de Líderes do G20 no Rio de Janeiro, o governo brasileiro, as Nações Unidas e a UNESCO lançaram uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação climática. A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudança do Clima é uma intervenção importante para impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes, em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.

Parceria multilateral reunirá países e organizações internacionais para fortalecer pesquisas e ações contra campanhas que prejudicam o avanço climático

Em resposta ao avanço da desinformação sobre mudanças climáticas, o governo brasileiro, a ONU e a UNESCO lançaram uma iniciativa para fortalecer o combate a campanhas que dificultam a implementação de medidas urgentes.

Como parte das ações previstas, a iniciativa contará com um fundo administrado pela UNESCO que busca arrecadar entre US$ 10 milhões e US$ 15 milhões nos próximos três anos. Os recursos serão destinados a apoiar organizações não governamentais na condução de pesquisas, no desenvolvimento de estratégias de comunicação e em campanhas de conscientização pública.

A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima já conta com a participação de seis países – Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e Suécia –, além de organizações internacionais comprometidas com as metas climáticas. A operacionalização está prevista para o início de 2025, com expectativa de ampliação da adesão de países ao longo do processo.

Audrey Azoulay“Sem acesso a informações confiáveis sobre as alterações climáticas, nunca poderemos ter esperança de superá-las. Por meio dessa iniciativa, apoiaremos os jornalistas e pesquisadores que investigam as questões climáticas, às vezes com grande risco para si mesmos, e combateremos a desinformação relacionada ao clima que corre desenfreada nas mídias sociais”, destaca Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO.

Leia também:
Guia antigreenwashing para empresas


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Redação A Economia B

Os conteúdos assinados por Redação A Economia B são produzidos coletivamente pelo nosso time de jornalistas. Pauta, apuração, produção e edição são parte de um esforço compartilhado para oferecer a você a melhor curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração.

Série Estudos B

Guia para empresas