ESG

Chatbot facilita acesso a dados de relatório de sustentabilidade

Ferramenta criada pela Asana usa Inteligência Artificial para responder a perguntas diretas sobre sustentabilidade, tornando o relatório ESG da startup mais acessível

Os relatórios de sustentabilidade são essenciais para que as empresas comuniquem suas práticas, desempenho e compromissos relacionados a questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Porém, por serem frequentemente densos e extensos, muitos stakeholders têm dificuldade em consumir essas informações de forma eficaz, o que limita o impacto desses relatórios na sociedade e nos negócios.

Para tornar as informações do seu relatório de sustentabilidade mais acessíveis, a Asana, uma plataforma de software baseada em nuvem que auxilia equipes na gestão de projetos e tarefas, lançou um chatbot de Inteligência Artificial (IA) que permite que os usuários façam perguntas diretas (inclusive em português) sobre as práticas da empresa, fornecendo respostas baseadas no seu Relatório ESG para o ano fiscal de 2024.

Catherine Buan, Head de Relação com Investidores e ESG da Asana, destaca que, por meio de conversas naturais, o bot permite que qualquer pessoa, independentemente do nível de conhecimento sobre ESG, entenda a estratégia e os dados do relatório de sustentabilidade da Asana.

“Ele também pode ajudar os usuários a compreender conceitos-chave com os quais talvez não estejam familiarizados e responder a perguntas de imediato”, complementa.

A ferramenta de fato oferece um meio prático para entender tópicos complexos, como emissões de carbono, diversidade e inclusão, ou práticas de energia renovável.

No entanto, pode apresentar algumas interpretações imprecisas ou simplificadas das informações, exigindo do usuário um olhar crítico, além da revisão do próprio relatório para entender o que está sendo feito e quais são os pontos fortes e fracos da estratégia de sustentabilidade da Asana.

Ainda assim, essa iniciativa representa um avanço significativo na comunicação de sustentabilidade, tornando os relatórios mais acessíveis e interativos.

Além disso, reflete o crescente uso de IA para automatizar e simplificar a elaboração e disseminação de relatórios ESG, especialmente à medida que as exigências regulatórias e o interesse por práticas sustentáveis aumentam. 

Converse com o bot de IA da Asana e entenda melhor seu funcionamento aqui.

Leia também: Boas práticas em relatórios de sustentabilidade


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • Climate tech

Ciência, jornalismo, dados e IA a serviço da adaptação climática no Brasil

Painel do Clima transforma a robusta ciência climática brasileira em informação estratégica para inspirar políticas…

novembro 19, 2025
  • ODS

Como Marselha está construindo resiliência climática reimaginando espaços públicos

Ameaçada por noites tropicais e calor extremo, Marselha investe 360 milhões de euros em soluções…

outubro 21, 2025
  • ODS

Com WhatsApp e organização comunitária, povoado colombiano recupera 3 mil toneladas de resíduos recicláveis em 18 meses

Experiência de Potreritos, povoado de Medellín, mostra como soluções simples e participação cidadã podem transformar…

outubro 13, 2025
  • ODS

Cidade dos Estados Unidos aposta em parceria comunitária para expandir áreas verdes

Projeto envolve moradores e organizações não-governamentais no plantio e cuidado de milhares de árvores em…

outubro 6, 2025
  • ODS

Como Paris cortou a poluição do ar pela metade em duas décadas

Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…

outubro 2, 2025
  • Tendências

Telhados verdes transformam pontos de ônibus em aliados da resiliência climática

Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…

setembro 18, 2025

Este site utiliza cookies.