ESG

Chatbot facilita acesso a dados de relatório de sustentabilidade

Ferramenta criada pela Asana usa Inteligência Artificial para responder a perguntas diretas sobre sustentabilidade, tornando o relatório ESG da startup mais acessível

Os relatórios de sustentabilidade são essenciais para que as empresas comuniquem suas práticas, desempenho e compromissos relacionados a questões ambientais, sociais e de governança (ESG). Porém, por serem frequentemente densos e extensos, muitos stakeholders têm dificuldade em consumir essas informações de forma eficaz, o que limita o impacto desses relatórios na sociedade e nos negócios.

Para tornar as informações do seu relatório de sustentabilidade mais acessíveis, a Asana, uma plataforma de software baseada em nuvem que auxilia equipes na gestão de projetos e tarefas, lançou um chatbot de Inteligência Artificial (IA) que permite que os usuários façam perguntas diretas (inclusive em português) sobre as práticas da empresa, fornecendo respostas baseadas no seu Relatório ESG para o ano fiscal de 2024.

Catherine Buan, Head de Relação com Investidores e ESG da Asana, destaca que, por meio de conversas naturais, o bot permite que qualquer pessoa, independentemente do nível de conhecimento sobre ESG, entenda a estratégia e os dados do relatório de sustentabilidade da Asana.

“Ele também pode ajudar os usuários a compreender conceitos-chave com os quais talvez não estejam familiarizados e responder a perguntas de imediato”, complementa.

A ferramenta de fato oferece um meio prático para entender tópicos complexos, como emissões de carbono, diversidade e inclusão, ou práticas de energia renovável.

No entanto, pode apresentar algumas interpretações imprecisas ou simplificadas das informações, exigindo do usuário um olhar crítico, além da revisão do próprio relatório para entender o que está sendo feito e quais são os pontos fortes e fracos da estratégia de sustentabilidade da Asana.

Ainda assim, essa iniciativa representa um avanço significativo na comunicação de sustentabilidade, tornando os relatórios mais acessíveis e interativos.

Além disso, reflete o crescente uso de IA para automatizar e simplificar a elaboração e disseminação de relatórios ESG, especialmente à medida que as exigências regulatórias e o interesse por práticas sustentáveis aumentam. 

Converse com o bot de IA da Asana e entenda melhor seu funcionamento aqui.

Leia também: Boas práticas em relatórios de sustentabilidade


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ESG

85% das alegações ambientais no Brasil são greenwashing

Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…

abril 30, 2025
  • ODS

Climate TRACE revoluciona o monitoramento climático com dados transparentes e precisos

Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…

abril 29, 2025
  • Inovação

Como transformar o custo climático de cada pagamento em impacto positivo

Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…

abril 22, 2025
  • Inovação

A arquitetura do reaproveitamento e os tijolos que nascem do que ia para o lixo

Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…

abril 21, 2025
  • Newsletter

Farol #34 – O ESG durou menos que um ciclo olímpico

A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…

abril 17, 2025
  • Inovação

Onde sobra prancha de surfe e falta casa, nasce um novo jeito de construir

Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…

abril 16, 2025

Este site utiliza cookies.