Histórias B Notícias B

Duas empresas B brasileiras estão entre as Melhores para o Mundo em práticas de governança

Melhores para o mundo – Governança
Imagem: freepik - www.freepik.com

Conheça boas práticas da Rise Ventures e da All Set Comunicação em termos de Governança e inspire-se nelas para aprimorar as práticas de governança da sua organização

Na semana passada, contamos aqui que 54 empresas B brasileiras estão na lista Best for the World 2022, uma iniciativa do B Lab que anualmente reconhece as organizações que estão entre as 5% com as melhores notas em cada pilar da B Impact Assessment (BIA), ferramenta que traz o questionário que é o primeiro passo do processo de Certificação B.

Depois de destacarmos algumas das iniciativas que ajudaram a garantir a sete empresas B brasileiras um lugar na lista Melhores para o mundo – Comunidade, hoje, revelamos o que levou a Rise Ventures e a All Set Comunicação a figurarem na lista Melhores para o Mundo – Governança.

Leia também: 7 empresas B brasileiras estão na lista de melhores para o mundo no quesito Comunidade

O que torna uma empresa Melhor para o Mundo em Governança?

Melhores para o mundo – GovernançaDe acordo com o B Lab, as empresas que entraram na lista Melhores para o Mundo no pilar Governança alcançaram uma pontuação máxima em: 

  • Missão geral;
  • Ética;
  • Responsabilidade;
  • Transparência. 

A ONG revela que as melhores práticas destas organizações estão focadas em como elas engajam funcionários, membros do conselho e a comunidade para cumprir sua missão, bem como o acesso dos funcionários a informações financeiras, oportunidades de feedback dos clientes e a diversidade de seus órgãos de governança. “Ao incorporar sua visão e valores nos estatutos da empresa, essas Empresas B traduzem o que significa usar os negócios como uma força para o bem”, explica a entidade.

Rodrigo Santini, Sistema B Brasil
Rodrigo Santini

Em nota, Rodrigo Santini, Diretor Executivo do Sistema B Brasil, destaca que a Certificação B é um guia para um plano de desenvolvimento contínuo. “Por isso, a lista Best for the World ressalta as melhores práticas como forma de amplificá-las. Nosso objetivo como movimento é promover mudanças estruturais para a implantação de uma economia mais justa, e compartilhar conhecimento e experiência é fundamental para trilhar esse novo caminho”, declara.

As melhores prática da Rise Ventures

A Rise Ventures investe em negócios de economia real que associam retornos financeiros atrativos com impactos socioambientais positivos. Empresa B certificada desde 2018, esta é a primeira vez que a gestora de investimentos entra na lista Melhores para o Mundo.

Em uma live realizada no LinkedIn do Sistema B Brasil esta semana, Pedro Vilela, CEO da Rise, explicou que a visão de governança da empresa é muito orgânica. “Não existe governança estática. É tudo mutável, e a gente vai mudando para melhorar sempre que é preciso”, revelou.

Pedro Vilela – Rise Ventures – Melhores para o mundo – Governança
Pedro Vilela

Além disso, o executivo destacou que a cultura empresarial é um grande pilar da governança. “A cultura da Rise é aberta, horizontal e pouco hierárquica. O que predomina é o bom senso. Estamos, por exemplo, desconstruindo esse lugar de chefe porque percebemos que o poder que a autonomia tem é inacreditável”, declarou. Inclusive, qualquer colaborador pode se tornar sócio da empresa – que tem também processos de avaliação de performance e um plano de carreira bem definidos.

Por fim, Pedro afirmou que governança tem a ver com pessoas. “E para olhar para as pessoas é preciso olhar para si mesmo, de verdade. O impacto começa dentro. Primeiro tem que ter a governança da própria vida, depois se coloca governança na empresa. Afinal, o mundo externo é reflexo do mundo interno. Então, seja o mais genuíno possível com você mesmo e com as pessoas que estão trabalhando com você. A governança é uma consequência disso, aos poucos, assim como todo o resto”, analisa.

O que a All Set Comunicação faz em termos de Governança

Esta também foi a primeira vez que a All Set Comunicação entrou para a lista Melhores para o Mundo.

Leopoldo Jereissati – All Set Comunicação
Leopoldo Jereissati

Na live do Sistema B Brasil, Leopoldo Jereissati, CEO da agência, contou que veio de uma escola “tradicional” de negócios, que tinha o lucro como grande objetivo, e que foi ao conhecer as empresas B que percebeu que podia fazer diferente. “Eu entendi que dava para crescer e gerar resultados, mas também puxar a comunidade local e preservar/regenerar o meio ambiente”.

Na prática, para tornar isso possível, Leopoldo, sua sócia Yaskara Kawasaki e Igor Anjos – o primeiro colaborador negro da empresa – precisaram combinar seus sonhos: fortalecimento da educação, busca pela equidade de gênero e busca pela justiça racial. 

Hoje, além de contar com uma equipe formada por 50% de mulheres, a agência se preocupa em capacitar e empregar profissionais negros (que, atualmente, respondem a um terço do time) e também em ser um espaço seguro para a comunidade LGBTQIA+ – que são 44% dos profissionais da All Set. 

Para Leopoldo, a governança é o que conecta todos esses pontos. “Tem um lado social disso que é maravilhoso, mas sem governança você não faz isso acontecer, não sustenta. Com governança você consegue ir realizando uma coisa planejada atrás da outra. Aliás, muitas vezes você não planeja algo, mas o ambiente seguro faz com que seja possível”, analisa.

Por fim, ele falou sobre a importância da intenção no processo de aprimoramento nos processos de governança. “Buscar ser um pouquinho melhor todos os dias vai naturalmente fazer com que a governança da sua empresa caminhe para um lugar melhor, caminhe para um lugar mais eficiente”, concluiu. 

E a sua empresa, o que faz para ser melhor para o mundo em termos de Governança?

Quer receber conteúdo sobre ESG, Agenda 2030 e negócios de impacto em seu e-mail?
Assine nossa curadoria de histórias, tendências, dicas e ferramentas pensada para a sua jornada B pessoal e/ou empresarial

Natasha Schiebel

Jornalista, apaixonada pelo mundo e em constante processo de desconstrução e busca para ser uma pessoa melhor e contribuir mais com a sociedade.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Guia para empresas