Como as indústrias – em especial as pequenas e médias – podem incorporar o ESG em sua estratégia? Por onde começar? O que é preciso evitar? Por que a Indústria não pode ignorar essa agenda? Baixe gratuitamente o Estudo B #5: Desmistificando o ESG na Indústria e entenda
Um dos motores da economia mundial – representando 16% do PIB global e 23,9% do PIB brasileiro –, a Indústria tem uma grande responsabilidade para o avanço da agenda ESG.
De acordo com um relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), porém, apenas 49% das empresas do setor relatam que os critérios ESG estão integrados em suas estratégias, e 58% das que têm ESG na estratégia ou estão planejando a integração contam com área específica em nível estratégico para essa agenda dentro da organização. Ou seja, há espaço para ir além.
O Estudo B#5: Desmistificando o ESG na Indústria, desenvolvido por A Economia B, em parceria com o SESI – Serviço Social da Indústria, tem o objetivo de facilitar essa jornada.
Dividido em cinco capítulos, este estudo é um guia completo para que você e seu time possam navegar com propriedade dentro da agenda ESG. Nele, você vai entender:
Baixe o Estudo B #5 e descubra como o ESG irá permitir que você faça novas parcerias e negócios, implementando um desenvolvimento sustentável da sua empresa.
Fabricio Lopes, gerente executivo de Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
Este conteúdo faz parte de uma campanha de Branded Content desenvolvida por A Economia B Content Studio em parceria com o Sistema Fiep com o objetivo de ajudar a desmistificar o ESG na Indústria.
Leia também: ESG na Indústria brasileira: panorama e perspectivas para o futuro
Empresas convencidas a levar esse tema a sério podem enfrentar um desafio: não saber exatamente como começar a implementar práticas ESG em sua operação. Neste sentido, ações como a Chamada Sesi ESG são aliadas fundamentais nesse processo.
A Chamada tem como objetivo oportunizar práticas do tema ESG para indústrias paranaenses e direcionar seus recursos para a implementação de iniciativas, processos e projetos sustentáveis.
“Sempre comentamos que o tema ESG é complexo, mas o importante nessa trajetória é dar o primeiro passo. A Mentoria ESG pode ajudar muito nesse sentido”, comenta Isabela Drago.
A Chamada Sesi ESG está dividida em duas fases:
O programa de mentoria visa implementar práticas ESG e ferramentas de produção enxuta (Lean Manufacturing) para fortalecer estratégias ESG na Indústria e potencializar negócios.
A mentoria tem dois módulos, um de diagnóstico ESG e outro de aplicação de ferramentas de Lean, com duração total de quatro meses.
Nessa fase, as organizações participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre Lean Manufacturing para potencializar as ações ESG e serão capacitadas para colocar os principais conceitos de produção enxuta em prática.
Essa etapa tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções alinhadas ao diagnóstico e indicadores de sustentabilidade identificados na primeira fase.
A execução dos Projetos de Tecnologia e Inovação que serão selecionados na segunda etapa será realizada pela Rede Senai de Institutos de Tecnologia e Inovação do Paraná, que conta com um portfólio de mais de 300 projetos de PD&I desenvolvidos em cooperação com indústrias proponentes.
Ao longo de 2023 e 2024, mil indústrias paranaenses terão a oportunidade de participar da Chamada Sesi ESG. Quer conhecer os critérios de elegibilidade e saber como garantir a vaga da sua organização? Acesse bit.ly/chamada-esg.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário