Primeira edição brasileira do estudo Reporting Matters analisou 77 relatórios de sustentabilidade. Conheça os 10 melhores e saiba como acessá-los
Com o propósito de aprimorar as práticas de relatórios de sustentabilidade no Brasil, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Grupo Report lançaram recentemente a primeira edição brasileira do estudo *Reporting Matters.
Em nota, Ricardo Mastroti, diretor executivo do CEBDS, destaca que há uma cobrança crescente por parte de diferentes stakeholders para que as empresas assumam compromissos ligados à sustentabilidade, estabeleçam metas específicas e mensuráveis, realizem ações concretas e sejam transparentes quanto aos impactos gerados – positivos e negativos.
A partir de uma análise de 77 relatórios (que, juntos, têm mais de 9 mil páginas), o Reporting Matters Brasil oferece um panorama abrangente sobre os relatórios de sustentabilidade no país e revela as melhores práticas na elaboração desses documentos.
É, portanto, “uma ferramenta valiosa para guiar as empresas na busca de práticas mais efetivas de comunicação e de gestão”, como aponta Estevam Pereira, sócio do Grupo Report.
A metodologia Reporting Matters considera 16 critérios e 81 subcritérios em sua avaliação. Entre os quais, estão:
*Reporting Matters é um projeto independente de pesquisa sobre relatórios de sustentabilidade corporativos. A iniciativa surgiu em 2013, no World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). A primeira edição do Reporting Matters Brasil pode ser lida na íntegra aqui.
Leia também: Relatório de sustentabilidade: uma ferramenta de transparência e responsabilidade socioambiental
De acordo com o levantamento, 63% dos relatórios analisados apresentam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável prioritários da empresa, mas somente 10% definiram metas claras ligadas aos ODS.
Além disso:
Segundo o Reporting Matters Brasil, as 10 empresas que apresentaram as melhores notas em seus relatórios de sustentabilidade foram:
Clicando nos nomes das empresas, você tem acesso aos seus relatórios de sustentabilidade
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário