ESG

Faróis da diversidade: oito iniciativas que iluminam o caminho da inclusão

De programas para mulheres em áreas técnicas a produtos financeiros inclusivos, relatório do Fórum Econômico Mundial destaca iniciativas empresariais que mostram que investir em diversidade e inclusão é essencial para promover mudanças transformadoras

O Fórum Econômico Mundial lançou recentemente o relatório Diversity, Equity and Inclusion Lighthouses 2025, que reúne iniciativas transformadoras no campo da diversidade, equidade e inclusão (DEI). 

Com o objetivo de fornecer aos líderes empresariais insights práticos e inspiradores para integrar DEI às estratégias corporativas de longo prazo, o estudo apresenta programas bem-sucedidos de oito empresas globais que se destacaram por promover mudanças significativas e sustentáveis, impactando grupos historicamente sub-representados.

Entre os destaques do relatório estão iniciativas que abordam desafios específicos de diferentes contextos culturais e econômicos. 

No Brasil, por exemplo, a Iberdrola criou programas exclusivos de formação técnica para mulheres. Com isso, a contratação anual de eletricistas mulheres passou de 1,7% em 2019 para 36,4% em 2024, mostrando como oportunidades direcionadas podem transformar carreiras e romper barreiras de gênero.

Imagem: Divulgação

Na Jordânia, o Bank al Etihad desenvolveu produtos financeiros especialmente para mulheres e implementou iniciativas para criar um ambiente corporativo mais inclusivo. Desde o lançamento do programa, em 2014, a representatividade feminina entre clientes passou de 26% para 36%, enquanto o número de mulheres tomadoras de empréstimos cresceu 16 vezes e o de mulheres depositantes aumentou 14 vezes. 

Internamente, a presença feminina no conselho subiu de 9% para 30%, e as mulheres agora representam 45% da força de trabalho da empresa. Esses avanços destacam como uma abordagem focada pode reduzir as barreiras à equidade de gênero e promover transformações estruturais no setor bancário.

Outro exemplo que se destaca é o da Schneider Electric, que promove o empoderamento feminino no Sahel – região entre o deserto do Saara e a savana que inclui Senegal, Mali e Níger, uma das áreas mais pobres do mundo. Ali, a empresa capacita mulheres em habilidades verdes e já apoiou a criação de mais de 5.000 negócios liderados por elas, contribuindo também para enfrentar desafios como insegurança alimentar e acesso limitado à energia.

Completam o grupo de cases:

  • Accenture, com uma rede que já reúne mais de 141 mil aliados LGBTQI+ em 45 países e oferece cobertura de saúde inclusiva para pessoas trans em todos os planos médicos da empresa.
  • Jeronimo Martins, que já capacitou mais de 1.700 pessoas com deficiência, migrantes e refugiados para o mercado de trabalho, com 47% de contratação efetiva após o programa.
  • LVMH, que elevou a representatividade feminina em posições-chave de 23% para 48% desde 2007 e já conta com 17 CEOs mulheres.
  • Teck Resources, que criou centros de inclusão disponíveis 24h/7d em suas unidades mineradoras, oferecendo apoio profissional e promovendo conscientização sobre violência de gênero e bem-estar.
  • Wipro, que reduziu a evasão de mulheres em cargos de liderança de 18% para 7,9% entre 2021 e 2024 por meio de programas específicos para cada estágio da carreira.

Nenhuma dessas iniciativas é perfeita, mas, juntas, elas mostram que diversidade e inclusão são pilares para transformar desafios em oportunidades, e inspiram mudanças com impacto duradouro.

→ O relatório Diversity, Equity and Inclusion Lighthouses 2025 está disponível na íntegra, em inglês, aqui.

Leia também:
Diversidade e Inclusão nas empresas – uma jornada de transformação necessária e urgente


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário

Ver Comentários

Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • Climate tech

Ciência, jornalismo, dados e IA a serviço da adaptação climática no Brasil

Painel do Clima transforma a robusta ciência climática brasileira em informação estratégica para inspirar políticas…

novembro 19, 2025
  • ODS

Como Marselha está construindo resiliência climática reimaginando espaços públicos

Ameaçada por noites tropicais e calor extremo, Marselha investe 360 milhões de euros em soluções…

outubro 21, 2025
  • ODS

Com WhatsApp e organização comunitária, povoado colombiano recupera 3 mil toneladas de resíduos recicláveis em 18 meses

Experiência de Potreritos, povoado de Medellín, mostra como soluções simples e participação cidadã podem transformar…

outubro 13, 2025
  • ODS

Cidade dos Estados Unidos aposta em parceria comunitária para expandir áreas verdes

Projeto envolve moradores e organizações não-governamentais no plantio e cuidado de milhares de árvores em…

outubro 6, 2025
  • ODS

Como Paris cortou a poluição do ar pela metade em duas décadas

Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…

outubro 2, 2025
  • Tendências

Telhados verdes transformam pontos de ônibus em aliados da resiliência climática

Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…

setembro 18, 2025

Este site utiliza cookies.