Economia verde impulsiona transformação no mercado de trabalho global

Demanda por profissionais com habilidades verdes cresceu 22% em 2023, revela nova edição do relatório Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial divulgou nesta quarta-feira (8) a nova edição do seu já tradicional relatório sobre o futuro dos empregos. Um dos principais destaques do estudo é o papel que a economia verde deve desempenhar na transformação do mercado de trabalho e dos negócios nos próximos anos. 

O relatório, que vem acompanhando as principais tendências desde 2016, destaca pela primeira vez a transição verde como um dos cinco principais fatores que devem moldar o mercado de trabalho global até 2030. Mudanças tecnológicas, fragmentação geoeconômica, incertezas econômicas e transformações demográficas completam essa lista.

Reunindo a perspectiva de mais de 1.000 grandes empregadores globais – que, juntos, representam mais de 14 milhões de trabalhadores em 22 setores da indústria e 55 economias ao redor do mundo –, o estudo analisa o impacto dessas macrotendências no mercado de trabalho e indica estratégias de transformação que os empregadores planejam adotar entre 2025 e 2030.

O papel da economia verde

A mitigação das mudanças climáticas aparece como a terceira tendência mais transformadora no contexto do futuro do trabalho – e a primeira dentro da macrotendência da transição verde –, com 47% dos empregadores esperando transformações organizacionais em resposta a essa agenda. 

Da mesma forma, a adaptação às mudanças climáticas também ocupa lugar de destaque no estudo, citada por 41% dos empregadores como um fator crítico para reestruturações futuras. 

Leia também:
Guia orienta financiamento para adaptação e resiliência climática

Desafios e oportunidades

Como era de se esperar, isso leva a uma demanda crescente por habilidades verdes. 

Nesse cenário, funções como engenheiros de energia renovável, especialistas em veículos elétricos e autônomos, e engenheiros ambientais figuram entre as com maior crescimento.

O desafio, porém, está em alinhar a oferta à demanda: enquanto o número de vagas que exigem habilidades verdes aumentou 22% entre 2022 e 2023, a formação de profissionais ainda não acompanha esse ritmo. 

O relatório também ressalta os esforços de descarbonização como um motor de transformação em indústrias como a automotiva, aeroespacial e mineração, onde mais de 69% das empresas preveem mudanças significativas. Embora essas transformações representem custos de transição elevados, elas abrem espaço para novos empregos e oportunidades em setores relacionados à transição energética e redução de emissões. 

Leia também:
Demanda por habilidades verdes cresce, mas faltam profissionais qualificados

Perspectivas regionais

O impacto da economia verde varia por região e setor. No Sudeste Asiático, por exemplo, 72% dos empregadores esperam que as ações climáticas transformem seus negócios até 2030, enquanto na Ásia Central, apenas 19% consideram essas tendências relevantes. 

Globalmente, a gestão ambiental entrou pela primeira vez na lista das 10 habilidades que mais crescem, com um aumento de 12% no número de trabalhadores adquirindo essas competências entre 2022 e 2023. 

Por fim, o relatório aponta que é essencial que haja ação conjunta entre governos, empresas e o setor educacional para reduzir lacunas de habilidades, investir em requalificação e criar caminhos acessíveis para empregos em alta demanda. Ao adotar estratégias inclusivas e apoiar os trabalhadores, é possível construir uma força de trabalho global resiliente e preparada para os empregos do futuro.

→ O Future of Jobs Report 2025 está disponível na íntegra em inglês aqui.

Leia também:
Passaporte para um mundo verde


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • ESG

85% das alegações ambientais no Brasil são greenwashing

Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…

abril 30, 2025
  • ODS

Climate TRACE revoluciona o monitoramento climático com dados transparentes e precisos

Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…

abril 29, 2025
  • Inovação

Como transformar o custo climático de cada pagamento em impacto positivo

Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…

abril 22, 2025
  • Inovação

A arquitetura do reaproveitamento e os tijolos que nascem do que ia para o lixo

Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…

abril 21, 2025
  • Newsletter

Farol #34 – O ESG durou menos que um ciclo olímpico

A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…

abril 17, 2025
  • Inovação

Onde sobra prancha de surfe e falta casa, nasce um novo jeito de construir

Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…

abril 16, 2025

Este site utiliza cookies.