Entidade reguladora do mercado publicitário britânico proíbe veiculação de anúncio que exalta iniciativas ‘verdes’, mas omite apoio a combustíveis fósseis
Em abril deste ano, o Lloyds Bank (uma das maiores e mais tradicionais instituições financeiras do Reino Unido) aproveitou o Dia da Terra para veicular uma campanha publicitária ressaltando suas iniciativas ‘verdes’.
O anúncio destacava os esforços do banco para promover energia limpa, mas omitia informações sobre seu financiamento ao setor de combustíveis fósseis.
Nesta quarta-feira (18), a Autoridade de Padrões de Publicidade do Reino Unido (ASA) proibiu o banco de continuar divulgando o conteúdo. Segundo a ASA, a ação configura greenwashing.
A ASA concluiu que a propaganda induzia o público a acreditar que o Lloyds já direcionava a maior parte de seus investimentos à energia renovável, quando, na realidade, o banco financiou cerca de £16 bilhões em combustíveis fósseis, entre 2016 e 2023.
O Lloyds alegou que o anúncio abordava principalmente a redução de emissões operacionais e destacou compromissos climáticos, como a saída de setores de carvão térmico até 2030 e metas para reduzir as emissões dos clientes em petróleo e gás.
Apesar disso, a ASA apontou que as emissões financiadas pelo banco em 2022 somaram 32,8 milhões de toneladas de CO2e, valor que se aproxima do total de emissões anuais do País de Gales (36,3 milhões de toneladas), tornando a omissão de dados uma questão crítica.
Leia também:
Guia antigreenwashing para empresas
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…
Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…
Criado pela prefeitura de Eskilstuna, no interior da Suécia, o shopping de usados “ReTuna” mostra…
Parque infantil de cidade no interior da Bélgica coleta e armazena água da chuva, ajuda…
Ferramenta pedagógica gratuita aproxima estudantes da crise climática ao simular situações reais e mostrar como…
Publicação da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e do WRI Brasil reúne conceitos, responsabilidades…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário