Negócios de impacto ODS

Ouroots Africa: sabedoria ancestral no combate ao plástico de uso único

Ouroots: a startup de Uganda que transforma grama em canudos sustentáveis
Imagem: Divulgação Ouroots

Em colaboração com mulheres agricultoras, Ouroots Africa transforma grama nativa de Uganda em canudos sustentáveis

Incentivar pequenos agricultores é algo que não apenas fortalece a economia local, como também promove o desenvolvimento sustentável e a preservação de ecossistemas.

Um exemplo prático dessa abordagem vem de Uganda…

A empresa social Ouroots Africa colabora com mulheres agricultoras no cultivo da grama nativa Luseke – uma planta de crescimento rápido e que permite múltiplas colheitas ao longo do ano; ou seja, tem um potencial imenso para os agricultores.

Antes considerada um incômodo, essa gramínea – naturalmente oca – é transformada pela Ouroots e suas parceiras em canudos sustentáveis reutilizáveis, compostáveis e biodegradáveis, proporcionando uma alternativa ecológica aos canudos descartáveis.

Como os canudos Ouroots são feitos

Ouroots – desenvolvimento sustentável e sustentabilidadeO processo de produção dos canudos da Ouroots é simples: após cortar a grama, ela é aparada no comprimento certo. Em seguida, é lavada e esterilizada em água fervente. Os canudos naturais são então secos ao sol. Por fim, são embalados e estão prontos para uso – e reúso.

Desde 2019, os canudos naturais da Ouroots Africa já substituíram mais de 500 mil canudos de plástico.

A Ouroots e a SINA (Academia de Inovação Social onde a empresa surgiu) utilizam 100% dos lucros para beneficiar as agricultoras mulheres rurais, ampliar seu impacto e proteger o meio ambiente. Ou seja, além de recuperar a tradição ancestral de utilizar recursos naturais como canudo, a empresa também contribui para o desenvolvimento econômico local.

Leia também:
Lixo plástico: um problema coletivo que exige múltiplas soluções


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Redação A Economia B

Os conteúdos assinados por Redação A Economia B são produzidos coletivamente pelo nosso time de jornalistas. Pauta, apuração, produção e edição são parte de um esforço compartilhado para oferecer a você a melhor curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração.

Série Estudos B

Guia para empresas