ODS Tendências

Não é um ar-condicionado, mas pode ajuda a lidar com o calor extremo

HeatWatch: conselhos personalizados para lidar com o calor

Aplicativo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Sydney (Austrália) oferece aos usuários sugestões de como lidar com o calor extremo

O agravamento da crise climática pode gerar uma série de problemas para a sociedade. 

No meio ambiente, por exemplo, o aumento no número e na intensidade de eventos como queimadas, tempestades, furacões e ondas de calor ameaça diversos ecossistemas. 

Na saúde humana, há danos tanto físicos quanto mentais que já são amplamente difundidos (e cada vez mais comuns). Enquanto o medo de uma catástrofe ambiental pode, dentre outras coisas, levar à “ansiedade climática” – que afeta principalmente os mais jovens –, a exposição ao calor excessivo aumenta o risco de doenças graves. Isso só para citar dois exemplos.

Inclusive, a Organização Mundial Saúde estima que, entre 2030 e 2050, as mudanças climáticas causarão 250 mil mortes anualmente. Nesse cenário, os custos dos danos à saúde causados diretamente pelo clima devem ficar entre US$2-4 bilhões por ano até o fim desta década.

Durante a Next Conference 2023, João Guilherme Brotto, cofundador d’A Economia B, conversou com Parneet Pal, médica canadense especialista no assunto.

Na entrevista, ela falou sobre a relação entre a saúde do planeta e a saúde humana e explicou como as mudanças climáticas podem afetar a saúde mental e até a nossa capacidade de tomar decisões. A cobertura da palestra de Parneet e a entrevista que João fez com ela estão aqui.

Nesse contexto, a tecnologia pode ser uma aliada para mitigar riscos e proteger a saúde humana.

Leia também: A economia centrada na vida como caminho para contornar a policrise

HeatWatch: conselhos personalizados para lidar com o calor

HeatWatch: conselhos personalizados para lidar com o calorHeatWatch é um aplicativo que funciona como uma ferramenta para ajudar as pessoas a lidarem com o calor extremo e está em fase de testes em Sydney (Austrália).

O app usa dados climáticos ambientais de código aberto para prever o risco de calor de acordo com a localização, levando em conta não apenas a temperatura, mas também a velocidade do vento, a umidade relativa do ar e a radiação solar.

Com base nesses dados e em informações de cada usuário – como localização, idade, condições de saúde e vestuário –, o HeatWatch então calcula o risco de saúde e oferece sugestões individualizadas

Entre as sugestões feitas pelo app estão: abrir (ou fechar) janelas, beber água, usar roupas leves, planejar seu dia e até desligar o ventilador.

“Na maioria das vezes, quando a temperatura ultrapassa os 40 graus, ventiladores passam a ser prejudiciais”, explicou Ollie Jay, diretor do Heat and Health Research Incubator (responsável pelo desenvolvimento do app), em entrevista ao portal australiano 9news.

HeatWatch: conselhos personalizados para lidar com o calor

“A função de previsão de sete dias ajuda o usuário a planejar a sua semana e a tomar decisões inteligentes. Por exemplo, uma pessoa mais velha pode adiar uma ida ao supermercado até o final do dia, quando as condições são menos extremas, ou os jovens adultos podem deixar o futebol no parque para mais tarde”, diz Jay, em nota.

Apesar de o HeatWatch servir como aliado em dias de calor extremo, a equipe do Heat and Health Research Incubator enfatiza que ele serve como uma ferramenta informativa, não substitui o aconselhamento médico profissional.

Leia também: Quem canta as mudanças climáticas espanta


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Redação A Economia B

Os conteúdos assinados por Redação A Economia B são produzidos coletivamente pelo nosso time de jornalistas. Pauta, apuração, produção e edição são parte de um esforço compartilhado para oferecer a você a melhor curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração.

Série Estudos B

Guia para empresas