Imagem: Divulgação Ouroots
Em colaboração com mulheres agricultoras, Ouroots Africa transforma grama nativa de Uganda em canudos sustentáveis
Incentivar pequenos agricultores é algo que não apenas fortalece a economia local, como também promove o desenvolvimento sustentável e a preservação de ecossistemas.
Um exemplo prático dessa abordagem vem de Uganda…
A empresa social Ouroots Africa colabora com mulheres agricultoras no cultivo da grama nativa Luseke – uma planta de crescimento rápido e que permite múltiplas colheitas ao longo do ano; ou seja, tem um potencial imenso para os agricultores.
Antes considerada um incômodo, essa gramínea – naturalmente oca – é transformada pela Ouroots e suas parceiras em canudos sustentáveis reutilizáveis, compostáveis e biodegradáveis, proporcionando uma alternativa ecológica aos canudos descartáveis.
Desde 2019, os canudos naturais da Ouroots Africa já substituíram mais de 500 mil canudos de plástico.
A Ouroots e a SINA (Academia de Inovação Social onde a empresa surgiu) utilizam 100% dos lucros para beneficiar as agricultoras mulheres rurais, ampliar seu impacto e proteger o meio ambiente. Ou seja, além de recuperar a tradição ancestral de utilizar recursos naturais como canudo, a empresa também contribui para o desenvolvimento econômico local.
Leia também:
Lixo plástico: um problema coletivo que exige múltiplas soluções
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário