Prefeitura de Bratislava pretende utilizar bitucas de cigarro na produção de asfalto para ruas e rodovias
Estima-se que apenas um terço das 18 bilhões de bitucas de cigarro que são descartadas diariamente no mundo acabam em lixeiras ou recipientes de coleta de materiais recicláveis. Ou seja, além de fazerem mal à saúde, os cigarros contribuem – e muito – para a poluição do planeta; afinal, ao serem descartados de maneira inadequada, liberam substâncias tóxicas que prejudicam a água, o solo e os ecossistemas.
Uma capital europeia, contudo, quer mostrar que é possível dar uma vida (bem) útil a esse resíduo…
A prefeitura de Bratislava (Eslováquia) anunciou que pretende utilizar bitucas de cigarro na produção de asfalto para ruas e rodovias.
Em colaboração com o Conselho Municipal de Bratislava, as empresas SPAK-EKO e EcoButt, a OLO (Odvoz a Likvidácia Odpadu, empresa de gestão de resíduos da capital eslovaca) transformará os filtros de cigarro usados em fibras especiais para serem utilizados como aditivo na preparação de asfalto. A iniciativa visa contribuir para ruas mais limpas e oferecer uma solução prática para o resíduo.
Ah, e antes que você duvide da eficácia da ideia, vale dizer que já existe uma estrada na Eslováquia feita pela EcoButt usando pontas de cigarro descartadas. Ela fica em Žiar nad Hronom, na região central do país. Que tal?
Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.