ODS

“Vovós pelo clima” vencem ação climática contra a Suíça

Tribunal decide que a inação do governo suíço no controle da crise climática viola direitos humanos fundamentais e condena país a pagar cerca de 430 mil reais às “vovós pelo clima”

No dia 29 de março de 2023, as cerca de duas mil mulheres suíças na faixa de 70 anos que compõem o grupo KlimaSeniorinnen (conhecido como “Vovós pelo clima”) e quatro autoras independentes processaram a Suíça por violações aos Direitos Humanos pela falta de políticas adequadas para limitar as consequências do aquecimento global.

No processo, quatro mulheres dizem que têm doenças cardíacas e respiratórias que as colocam em risco de morte em dias muito quentes e várias revelam que lutam com fadiga, tontura e outros sintomas por causa do calor extremo. Além disso, elas alegam que sua idade e gênero as tornam particularmente vulneráveis aos efeitos das ondas de calor ligadas ao aquecimento global.

Além de acusar o governo suíço de não fazer o suficiente para assegurar seu direito à vida, o grupo também afirma que teve empecilhos para recorrer à Justiça no país.

O veredito

Na última terça-feira (09), o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (ECHR) concluiu que a Suíça não cumpriu os seus deveres de travar as mudanças climáticas e ordenou que o país implemente medidas para resolver essas deficiências e pague ao grupo KlimaSeniorinnen 80 mil euros (cerca de 430 mil reais) para cobrir custos processuais e despesas de saúde.

Essa foi a primeira vez que um tribunal tão importante tomou uma decisão como essa relacionada à crise climática.

As metas climáticas da Suíça

De acordo com o jornal The New York Times, a Suíça prometeu reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 20% até 2020, em comparação com os níveis de 1990.

Porém, a decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos aponta que entre 2013 e 2020, o país tinha reduzido seus níveis de emissões em torno de 11%, e afirma que a Suíça não conseguiu usar ferramentas que pudessem quantificar seus esforços para limitar as emissões.

As consequências dessa ação para o futuro da litigância climática

Na visão das vovós pelo clima, essa não é uma vitória importante apenas para as mulheres mais velhas na Suíça, mas para todas as gerações. “Em toda a Europa”, disseram, em nota.

Considerada um marco na litigância climática, a vitória ressalta a crescente pressão sobre os países para agirem contra as mudanças climáticas e demonstra uma mudança significativa no panorama jurídico e político em relação ao clima, com implicações amplas para o futuro das políticas ambientais.

Ou seja, o movimento iniciado pelas “vovós pelo clima” pode ser um marco em que os países passam a ser significativamente advertidos e até punidos por não darem a devida importância ao impacto das mudanças climáticas na saúde humana e do planeta.


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

Deixe um comentário
Compartilhe
Publicado por
Redação A Economia B

Posts recentes

  • Cobertura internacional

Como alimentar o planeta sem destruir os ecossistemas?

12 iniciativas de diferentes lugares do mundo mostram como é possível produzir alimentos de forma…

agosto 13, 2025
  • ODS

Mais árvores, (bem) menos mortes por calor

Com base em dados de 830 cidades, estudo estima que 1,16 milhão de mortes por…

julho 24, 2025
  • Tendências

Sistemas de copos reutilizáveis se expandem pela Europa e economia circular ganha as ruas

Iniciativas na Dinamarca e em Portugal mostram que sistemas de reuso funcionam na prática –…

julho 17, 2025
  • Cobertura internacional

Quando ninguém fica para trás: sete soluções que transformam inclusão em ação

Da navegação por áudio espacial para deficientes visuais às redes de consumo solidário e plataformas…

julho 9, 2025
  • Histórias B

Como líderes locais ajudam a reduzir o abismo entre consciência e ação climática

A história da ativista nigeriana Patience Ukange mostra como capacitar líderes locais pode ser a…

julho 8, 2025
  • Cobertura internacional

O efeito borboleta da sustentabilidade: como mudanças cotidianas podem criar um mundo regenerativo

Descubra como ações individuais podem ganhar escala e transformar a maneira como comemos, viajamos, compramos…

junho 17, 2025

Este site utiliza cookies.