Fortalecimento da agenda anti-ESG nos Estados Unidos contribui para saída de bancos norte-americanos de pacto ambiental
Quatro dos maiores bancos norte-americanos – Bank of America (BofA), Citi, Goldman Sachs e Wells Fargo – anunciaram recentemente a saída da Net-Zero Banking Alliance (NZBA), a maior coalizão global de instituições financeiras comprometidas com a redução de emissões de carbono.
A decisão ocorre em meio à crescente pressão de políticos do partido Republicano, que criticam iniciativas ligadas à transição energética, acusando-as de priorizar uma agenda progressista. Essa movimentação reflete também as tensões políticas nos Estados Unidos, especialmente após a vitória de Donald Trump, em novembro do ano passado, que intensificou a oposição às políticas climáticas e ao “capitalismo woke”.
Em comunicados, instituições como Citi e BofA sinalizaram preocupações com os impactos regulatórios e políticos associados às alianças climáticas, mas destacaram que continuarão apoiando seus clientes na transição para uma economia de baixo carbono.
A saída da aliança é vista como um enfraquecimento do compromisso com a agenda ambiental. Até porque, como destaca o relatório “Banking on Climate Chaos”, de 2024, os seis maiores grupos financeiros dos EUA estão entre os 20 maiores financiadores globais de empresas de combustíveis fósseis.
Esse movimento se soma a outras deserções em iniciativas semelhantes, como a Net Zero Asset Managers Initiative, e evidencia o dilema do setor financeiro. A busca por uma “neutralidade estratégica” tem levado as instituições a repensarem compromissos ambientais, diante do conflito entre a urgência da ação climática e a pressão de partes contrárias à agenda ESG.
Apesar das recentes saídas, a NZBA ainda conta com 142 membros (dois deles brasileiros – Bradesco e Itaú) de 44 países, com um total de US$ 64 trilhões em ativos – sendo que 80 bancos europeus representam a maior parte desse montante.
Leia também: E se os combustíveis fósseis não fossem financiados?
O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.
O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário