ODS

Cidade dos Estados Unidos aposta em parceria comunitária para expandir áreas verdes

Portland aposta em parceria comunitária para expandir áreas verdes – plantio de árvores
Foto de Andrey Yachmenov na Unsplash

Projeto envolve moradores e organizações não-governamentais no plantio e cuidado de milhares de árvores em bairros mais vulneráveis ao calor

A beleza de cidades arborizadas é inegável. Mas a verdade é que os benefícios das árvores vão bem além do “embelezamento” das paisagens urbanas. Elas removem poluentes do ar, reduzem os efeitos das ilhas de calor ao baixar as temperaturas, apoiam a vida selvagem ao oferecer habitat para pássaros e polinizadores, diminuem custos de aquecimento e refrigeração e contribuem para ruas mais seguras e caminháveis.

Por isso, quando a prefeitura de Portland, nos Estados Unidos, observou que a cidade vinha enfrentando um declínio na cobertura arbórea – causado especialmente pelo desenvolvimento imobiliário e por eventos climáticos extremos –, decidiu agir. E buscou apoio da comunidade para isso.

O setor de Florestas Urbanas da Portland Parks & Recreation (PP&R) lançou um programa que prevê o plantio de pelo menos 15 mil árvores nos próximos três anos – mais que o dobro das 3.500 árvores plantadas anualmente até então.

Somente na próxima temporada, a previsão é que 6.700 árvores sejam plantadas. A longo prazo, a meta é plantar 660 mil árvores nas próximas quatro décadas.

Uma das iniciativas dentro desse esforço é uma parceria de US$ 1,8 milhão com a organização local Friends of Trees, focada no plantio e cuidado de 750 árvores nos bairros mais vulneráveis da cidade. Cada árvore de rua plantada pela ONG receberá três anos de acompanhamento, incluindo rega, monitoramento e, se necessário, substituição.

O projeto integra o programa Equitable Tree Canopy (ETC), uma iniciativa centrada na comunidade que busca ampliar as florestas urbanas e a cobertura de árvores em Portland, e é financiado pelo Portland Clean Energy Community Benefits Fund (PCEF) – um fundo de justiça climática abastecido por um imposto de 1% sobre grandes varejistas.

Comunidade no centro do processo

Cidade norte-americana aposta em parceria comunitária para expandir áreas verdes – Comunidade no centro do processo
Foto: Divulgação Prefeitura de Portland

Um diferencial dessa iniciativa é a participação direta da população. Centenas de voluntários e grupos comunitários serão recrutados e treinados para colaborar no plantio e na manutenção, criando vínculos entre as pessoas e as árvores da cidade. 

Moradores podem solicitar uma árvore diretamente à Friends of Trees, que mobilizará voluntários para plantios coletivos em diferentes regiões da cidade. Também é possível pedir árvores de rua pelo site da prefeitura. Por fim, quem quiser plantar no próprio quintal pode receber até três árvores gratuitamente – mas, nesse caso, precisa fazer o plantio por conta própria.

Além disso, funcionários municipais vão entrar em contato com proprietários de casas cujas faixas de plantio – o espaço entre a calçada e a rua – se qualificam para receber uma árvore. A prefeitura cobrirá o custo da muda, do plantio e de três anos de irrigação. Proprietários que não quiserem participar podem recusar.

Para Yashar Vasef, diretor executivo da Friends of Trees, o esforço vai além do puro reflorestamento urbano. “Trata-se de colocar a comunidade no centro do processo, criando conexões entre as pessoas e as árvores que tornarão seus bairros mais verdes e saudáveis”, disse, em nota.

A expectativa é que essa primeira etapa seja apenas o início de uma transformação maior. À medida que a parceria cresça, novos ciclos de plantio deverão expandir ainda mais a cobertura arbórea de Portland, tornando a cidade não apenas mais verde, mas também mais justa e preparada para os impactos das mudanças climáticas.

Informações:
Prefeitura de Portland / Portland Clean Energy Community Benefits Fund (PCEF) / Equitable Tree Canopy program

Leia também:
Mais árvores, (bem) menos mortes por calor


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Redação A Economia B

Os conteúdos assinados por Redação A Economia B são produzidos coletivamente pelo nosso time de jornalistas. Pauta, apuração, produção e edição são parte de um esforço compartilhado para oferecer a você a melhor curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração.

Série Estudos B

Guia para empresas