*Este artigo faz parte da cobertura do B For Good Leaders Summit, evento que aconteceu em Amsterdam nos dias 11 e 12 de maio de 2023. Leia o primeiro texto da cobertura especial para entender o contexto.
Na visão de Vinicius de Paula Machado, empreendedor social e fundador da Decah, toda rede resiliente precisa ter pontos de convergência e o entendimento e a maturidade de acolher diversas formas de se pensar e de gerar valor.
A executiva climática e comunicadora socioambiental Lara Martins traz para o debate a importância da abertura ao diálogo e da disposição para enfrentar o que incomoda.
Segundo ela, os caminhos se abrem nesse processo. “A gente tem que estar aberto para conversar, para ouvir as pessoas e aquilo que nos incomoda, que gera um estranhamento porque isso nos faz refletir”, pontua.
Paulo Boneff, Head Global de Sustentabilidade da Gerdau, acredita que o intraempreendedorismo pode ajudar a fomentar esses diálogos citados por Lara dentro das organizações.
Além disso, ele sugere que as pessoas possam usar essa cultura intraempreendedora para atuar em situações que não se conformam e mudar o status quo. “Os change makers são essas pessoas que estão fazendo a mudança de dentro para fora. Então, como é que a gente pode mudar primeiro dentro da Gerdau e depois usar essa mudança para fazer uma mudança sistêmica?”, provoca.
Por fim, Ushi Araújo, empreendedora social e sócia da Célula, destaca a importância da honestidade e coerência individual. “Não dá mais pra gente ficar inventando fórmula ou inventando meios e caminhos. Estamos propondo uma mudança de mundo, uma mudança de paradigma, uma mudança de modelo de pensamento. A gente precisa ser muito honesto”, declara.
Os depoimentos acima fazem parte do terceiro vídeo da cobertura do B for Good Leaders Summit. Nele, os quatro líderes brasileiros trazem uma visão crítica sobre redes de impacto e apresentam insights sobre como a colaboração e a diversidade de pensamento podem impulsionar mudanças sistêmicas.
Assista e entenda como as organizações podem se transformar em elos de uma rede interdependente, abrindo espaço para reflexões, colaborações e ações transformadoras.
Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário