*Este artigo faz parte da cobertura do B For Good Leaders Summit, evento que aconteceu em Amsterdam nos dias 11 e 12 de maio de 2023. Leia o primeiro texto da cobertura especial para entender o contexto.
Na visão de Vinicius de Paula Machado, empreendedor social e fundador da Decah, toda rede resiliente precisa ter pontos de convergência e o entendimento e a maturidade de acolher diversas formas de se pensar e de gerar valor.
A executiva climática e comunicadora socioambiental Lara Martins traz para o debate a importância da abertura ao diálogo e da disposição para enfrentar o que incomoda.
Segundo ela, os caminhos se abrem nesse processo. “A gente tem que estar aberto para conversar, para ouvir as pessoas e aquilo que nos incomoda, que gera um estranhamento porque isso nos faz refletir”, pontua.
Paulo Boneff, Head Global de Sustentabilidade da Gerdau, acredita que o intraempreendedorismo pode ajudar a fomentar esses diálogos citados por Lara dentro das organizações.
Além disso, ele sugere que as pessoas possam usar essa cultura intraempreendedora para atuar em situações que não se conformam e mudar o status quo. “Os change makers são essas pessoas que estão fazendo a mudança de dentro para fora. Então, como é que a gente pode mudar primeiro dentro da Gerdau e depois usar essa mudança para fazer uma mudança sistêmica?”, provoca.
Por fim, Ushi Araújo, empreendedora social e sócia da Célula, destaca a importância da honestidade e coerência individual. “Não dá mais pra gente ficar inventando fórmula ou inventando meios e caminhos. Estamos propondo uma mudança de mundo, uma mudança de paradigma, uma mudança de modelo de pensamento. A gente precisa ser muito honesto”, declara.
Os depoimentos acima fazem parte do terceiro vídeo da cobertura do B for Good Leaders Summit. Nele, os quatro líderes brasileiros trazem uma visão crítica sobre redes de impacto e apresentam insights sobre como a colaboração e a diversidade de pensamento podem impulsionar mudanças sistêmicas.
Assista e entenda como as organizações podem se transformar em elos de uma rede interdependente, abrindo espaço para reflexões, colaborações e ações transformadoras.
Vá para a página inteira para visualizar e enviar o formulário.
Políticas públicas ambiciosas limitaram carros, ampliaram ciclovias e abriram espaço para áreas verdes, trazendo ganhos…
Abrigos com vegetação reduzem temperatura em até 22°C, absorvem milhares de litros de água da…
Criado pela prefeitura de Eskilstuna, no interior da Suécia, o shopping de usados “ReTuna” mostra…
Parque infantil de cidade no interior da Bélgica coleta e armazena água da chuva, ajuda…
Ferramenta pedagógica gratuita aproxima estudantes da crise climática ao simular situações reais e mostrar como…
Publicação da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e do WRI Brasil reúne conceitos, responsabilidades…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário