Universo B

Como identificar candidatos que apoiam pautas sociais e ambientais 

Como identificar candidatos que apoiam pautas sociais e ambientais

Conheça 6 plataformas que facilitam a identificação de candidatos preocupados e engajados com pautas sociais e ambientais

Em um processo eleitoral em que cinco cargos estão em disputa – presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal –, pode ser difícil definir seus votos.

Para tomar as melhores decisões possíveis, é fundamental dedicar um tempo para pesquisar candidatos e descobrir se eles apoiam pautas como a agenda climática, o direito dos trabalhadores e o antirracismo. 

Sabendo disso e pensando em te ajudar nesse processo, apresentamos a seguir seis plataformas que permitem que você conheça o posicionamento dos candidatos em que pretende votar.

Quem foi quem (no Congresso Nacional)

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos quase 28 mil candidatos participantes das eleições gerais deste ano, 1.278 tentam a reeleição. Ou seja, são pessoas que já ocupam cargos eletivos e que, portanto, têm histórico que pode ser consultado e avaliado.

Está pensando em votar em algum candidato à reeleição, mas, antes, quer entender como ele atuou nos últimos anos em relação a pautas de interesse dos trabalhadores? Acesse a plataforma Quem foi quem, criada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Nela, é possível conhecer os votos de deputados e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade e ter acesso a estatísticas sobre os votos de cada partido em relação aos trabalhadores.

Como explicam os criadores da plataforma, “o universo de temas é abrangente, indo desde votações de interesse direto e imediato dos trabalhadores, passando por deliberações sobre temas de interesse geral, como mudanças estruturais que impactem o papel do Estado e marcos regulatórios específicos como de meio ambiente, fiscal e econômico, dentre outros”.

Para você ter uma ideia, 129 parlamentares votaram 100% a favor do trabalhador ao longo desta legislatura, assim como três partidos: Rede, PSOL e PCdoB. Por outro lado, o NOVO foi o partido que menos votou pelo trabalhador, com pouco mais de 10% de seus votos sendo favoráveis à classe trabalhadora.

O Rio Grande do Norte foi o estado que mais votou a favor dos trabalhadores (mais de 74% favorável; 0% indeciso; quase 26% contrário) e o Tocantins foi o que teve mais votos contrários aos trabalhadores (quase 30% favorável; 0% indeciso; quase 70% contrário).

Os critérios da plataforma estão descritos aqui. Vale a pena conferir!

Quilombo nos Parlamentos

Quilombo nos Parlamentos

Segundo dados do IBGE, quase 118 milhões de brasileiros são pretos ou pardos, tornando essa a maior fatia étnico-racial da população brasileira. O grupo, porém, é sub-representado nos parlamentos e instituições democráticas do país… 

De acordo com um levantamento do Congresso em Foco, na atual legislatura do Congresso Nacional, 124 deputados e deputadas são pretos ou pardos (de um total de 513), e 13 senadores e senadoras (entre 81). 

Além disso, 32,3% dos prefeitos e prefeitas são pretos ou pardos, e 44,7% dos vereadores e vereadoras fazem parte desse grupo. Por fim, entre os 27 governadores, sete são pretos ou pardos.

Com o objetivo de reduzir o hiato de representatividade no Poder Legislativo e contribuir para um projeto de país mais justo para todas e todos, alinhado à luta contra o racismo, a Coalizão Negra por Direitos lançou a plataforma Quilombo nos Parlamentos, que reúne 120 candidaturas de pessoas ligadas ao movimento negro, de todas as regiões do país.

“Não se trata de lutar por um projeto de Brasil para os negros, e sim por um projeto do movimento negro para todo o Brasil. Essa luta não é só a mais antiga deste país: é a mãe de todas as lutas contra a desigualdade e as injustiças sociais. Reconstruir esse país, construir uma democracia, de fato, exige lutar por equidade racial, justiça social e respeito aos direitos humanos de todas e todos”, destacam os organizadores da plataforma.

Acesse, conheça pessoas ligadas ao movimento negro que concorrerão a cargos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas no seu estado e exerça o antirracismo nas urnas!

Leia também:
6 negócios de impacto que apoiam a comunidade negra
Livros, podcasts e vídeos para sair da bolha branca e se unir à luta antirracista
Muito além do discurso: 4 empresas com posicionamentos e iniciativas antirracistas

Vote pelo clima

Vote pelo clima

Se a pauta climática é importante para você, não deixe de acessar a plataforma Vote pelo clima antes de decidir em quem vai votar este ano. 

As candidaturas listadas no site são formadas por lideranças climáticas que comprovaram seu conhecimento em temas pertinentes à pauta ou participaram do curso desenvolvido pela plataforma especialmente para isso.

Além disso, apenas candidatos que se comprometem a terem seus mandatos acompanhados pelo time da Vote pelo clima têm suas candidaturas apresentadas no site.

Leia também:
O que é justiça climática e o que a sua empresa tem a ver com isso?

#VotePorMim: um movimento pela fauna brasileira

#VotePorMim – Um Movimento pela Fauna Brasileira, do site Fauna News – reúne as propostas para a fauna silvestres dos candidatos à Presidência da República e dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos para os governos estaduais e do DF. 

O objetivo é que os eleitores considerem também a fauna como um dos critérios no processo de escolha de seus candidatos.

Voto sem vacilo 

Voto sem vacilo – Um guia para enverdecer as eleições 2022

#VotoSemVacilo, do Greenpeace Brasil, é mais uma iniciativa interessante para quem se importa com o meio ambiente e entende a importância de buscarmos candidaturas comprometidas com questões como o fim do desmatamento, o fortalecimento dos órgãos ambientais fiscalizadores e o combate ao crime no chão da floresta.

Visite para saber o que observar e como avaliar as candidaturas e propostas apresentadas nas Eleições 2022.

Divulgação de candidaturas e contas eleitorais

Por fim, se antes de definir seus votos você quiser conhecer informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos, visite o site Divulgação de candidaturas e contas eleitorais, do próprio Tribunal Superior Eleitoral.

Dentre as informações que você encontra lá estão, por exemplo:

  • Planos de governo
  • Lista de bens declarados
  • Receitas
  • Despesas
  • Doadores e fornecedores
  • Estatísticas de candidaturas
  • Repositório de dados abertos
  • Prestações de contas esperadas

Depois de decidir para quem vão seus votos, anote todos os números, vote consciente e contribua para colocar no poder quem vai ajudar a tornar o Brasil um país mais justo para todos e todas!

Quer receber conteúdo sobre ESG, Agenda 2030 e negócios de impacto em seu e-mail?
Assine nossa curadoria de histórias, tendências, dicas e ferramentas pensada para a sua jornada B pessoal e/ou empresarial

Natasha Schiebel

Jornalista, apaixonada pelo mundo e em constante processo de desconstrução e busca para ser uma pessoa melhor e contribuir mais com a sociedade.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário

Guia para empresas

Guia para empresas

Guia para empresas