Inovação

Aplicativo Oilwell satiriza o bem-estar vendido por agências que lucram com a crise climática

Oilwell – Aplicativo de meditação escancara a hipocrisia climática no marketing
Foto: Divulgação Oilwell

Oilwell questiona o papel de empresas que promovem bem-estar e sustentabilidade enquanto servem aos interesses da indústria de combustíveis fósseis

Após transformar um CEO em personagem de videogame e criar um parque temático satírico sobre a indústria publicitária, o grupo criativo Serious People volta a atacar: sua nova campanha desafia o bem-estar de fachada promovido por marcas que lucram com a crise climática.

Com meditações guiadas, rastreador de humor e sons relaxantes para dormir, o Oilwell parece, à primeira vista, apenas mais um app de bem-estar. Mas por trás da interface serena, há uma crítica direta à cumplicidade da indústria de relações públicas na destruição do planeta.

Oilwell

Apresentado como “o primeiro aplicativo de meditação feito para encontrar paz interior enquanto o mundo queima”, Oilwell faz uma crítica direta à Edelman, a maior agência de relações públicas do mundo, acusada de representar simultaneamente empresas da indústria de combustíveis fósseis e marcas da área da saúde.

Na visão do grupo Serious People, isso se caracteriza como um conflito de interesses que compromete a credibilidade da agência e a de seus clientes. “Nenhuma agência de RP pode ser confiável se promove saúde e sustentabilidade ao mesmo tempo em que ajuda empresas de combustíveis fósseis a poluir impunemente”, afirma Jamie Inman, um dos idealizadores do Oilwell.

A campanha traz um recado duplo: um educativo, que convida o público a refletir sobre a responsabilidade das agências de comunicação na crise climática; e outro provocativo, ao escancarar a hipocrisia de empresas que se associam a marcas de bem-estar enquanto defendem os interesses da indústria fóssil. 

Como resume o slogan do Oilwell: respire fundo durante o colapso.

Oilwell – Aplicativo de meditação escancara a hipocrisia climática no marketing
Imagem: Divulgação

A ação incluiu o envio de convites falsos para meditação a clientes e funcionários da Edelman – como se fossem enviados por Richard Edelman, CEO da empresa – e visitas presenciais ao escritório da agência em Londres, com os ativistas usando capacetes “anti-ciência climática”.

Embora seja uma sátira, a campanha também convida à reflexão: no site, os criadores apresentam o conceito do Oilwell e direcionam o público para áudios de meditação que ironizam o discurso corporativo de bem-estar em meio à crise climática.

Oli Frost“O que a Edelman faz pelas empresas de petróleo, o Oilwell faz pela sua consciência: oferece uma narrativa reconfortante de que está tudo bem – mesmo quando o planeta continua aquecendo. A única diferença é que somos honestos sobre isso”, provoca Oli Frost, diretor criativo da campanha.

→ Acesse oilwell.app para saber mais e ouça os áudios de meditação do Oilwell no Spotify – ideais para quem quer encontrar paz interior… mesmo enquanto o planeta queima.

Leia também: Guia antigreenwashing para empresas


Conheça a nossa plataforma de curadoria e treinamento B2B sobre impacto, ESG e regeneração

O Farol da Economia Regenerativa é uma solução de curadoria de conteúdo sobre ESG, sustentabilidade, impacto e regeneração. Funciona como um programa de aprendizado contínuo e é planejado sob medida para sua equipe e organização.

O Farol oferece palestras, treinamentos, notícias, tendências, insights, coberturas internacionais e uma curadoria exclusiva para a sua organização e seu time navegarem pelos temas mais urgentes da nossa era. Conheça o Farol e entre em contato para agendarmos uma conversa.

farol da economia regenerativa

Série Estudos B

Guia para empresas