Conheça Desafios, a plataforma que conecta pessoas e empresas dispostas a encontrar soluções para os principais desafios que nossa sociedade enfrenta a gestores públicos com necessidades específicas
Incomum e assustadora são duas palavras que parecem descrever bem a situação que estamos vivendo. Desde que foi identificado, em janeiro deste ano, o novo coronavírus mudou a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo. Até o momento do fechamento deste artigo (21/09), mais de 900 mil vidas já tinham sido perdidas globalmente na batalha contra a Covid-19.
Mas, ao mesmo tempo, sinais de esperança surgem dos mais diversos lugares, emitidos pelos mais diferentes agentes.
Enquanto os cientistas buscam formular vacinas para imunizar a humanidade contra o vírus, há vizinhos se apoiando de diversas formas, empresas colocando em prática ações para ajudar os moradores das comunidades em que atuam a atravessar esse momento difícil, ONGs trabalhando mais do que nunca para fazer a diferença no mundo, e assim por diante.
Inclusive, temos falado sobre muitas dessas iniciativas na série Pandemia de Covid-19 e os ODS (você pode ler todos os artigos clicando aqui).
Afinal, o propósito destes conteúdos é justamente revelar o impacto desta crise no andamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, além disso, apresentar iniciativas que vêm contribuindo para garantir o avanço dos ODS mesmo neste momento difícil.
Uma iniciativa nacional que ganhou destaque nesse sentido foi a Plataforma Desafios. Lançada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Desafios é uma plataforma de inovação aberta que utiliza concursos e premiações para convidar a sociedade a participar da construção de soluções para problemas públicos.
Basicamente, por meio da plataforma, gestores públicos podem buscar ajuda para superar grandes desafios, aproveitando a inteligência coletiva para diminuir as inseguranças do processo de inovação e aumentar as chances de sucesso.
Leia também!
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 10 anos para mudar o mundo
Há alguns meses, a plataforma lançou quatro concursos voltados especificamente a incentivar e apoiar a sociedade na criação de alternativas para minimizar o impacto da COVID-19 nas áreas de saúde, economia, impacto social e tecnologia. Os concursos são baseados em quatro perguntas:
Como…
Cada ementa explica por que é importante buscar soluções para esses desafios e apresenta exemplos diferentes oportunidades de inovação que esses desafios trazem. A partir disso, os interessados são convidados a apresentar suas possíveis soluções.
Em pouco mais de um mês, 598 propostas de projetos foram recebidas, das quais 14 se classificaram para a próxima etapa, que consiste em avaliar os projetos que, além da premiação pela ENAP, têm os requisitos para receber apoio de implementação do BNDES, do Fundo Socioambiental da Caixa e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O critérios para a escolha das soluções classificadas foram: facilidade de implementação, impacto, eficiência e viabilidade jurídica e econômica.
Somando a premiação e o apoio financeiro, os incentivos oferecidos podem totalizar até R$ 1,75 milhão.
Por apresentarem propostas de soluções para as consequências de desafios que o mundo todo está enfrentando, todos os quase 600 projetos apresentados têm seus méritos. Porém, selecionamos 5 para apresentar a seguir, pois acreditamos que são soluções simples, mas que podem ser replicadas/adaptadas/servir de fonte de inspiração para você pensar em soluções que podem contribuir para acelerar a vinda de dias melhores.
Você pode conferir a lista completa das propostas classificadas nos concursos relativos aos desafios trazidos pela Covid-19 clicando aqui.
Para saber quais são os concursos abertos no momento clique aqui.
A ideia da Aua é conectar pequenos empreendedores que precisam de apoio para sustentar seus negócios a consumidores que desejam obter mais benefícios em suas compras do dia a dia.
Para isso, o aplicativo oferece cupons de desconto em produtos de pequenos negócios e dá visibilidade aos empreendedores, apostando na humanização.
Leia também!
Como a pandemia de Covid-19 impacta na erradicação da pobreza (ODS 1)
A proposta do Laboratório de Informática e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro é investir na Rede de Bancos Comunitários de Desenvolvimento já existentes (com ênfase no Banco do Preventório) para desenvolver soluções de microcrédito (para produção) e nanocrédito (para consumo).
Em paralelo, propõe ações comunitárias – como, por exemplo, distribuição de cestas básicas.
Leia também!
Como a pandemia de Covid-19 pode agravar a fome global (ODS 2)
Propõe a criação de uma central de conteúdos artísticos, educativos, informativos e de engajamento direcionados ao combate à Covid-19 nas periferias.
Um dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19 é a escassez de equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde. O projeto Tecer Esperança é um dos agentes trabalhando para amenizar esse problema.
Além disso, a iniciativa proporciona a geração de renda para populações vulneráveis. Afinal, ela abrirá postos de trabalho na confecção de máscaras e aventais.
A proposta do projeto HigienizAção é instalar pias de assepsia com acionamento por pedal nas comunidades com aglomerados subnormais espalhadas pelo Brasil.
Leia também!
A pandemia de Covid-19 e o acesso aos serviços de saúde (ODS 3)
Muitos desafios exigem muitas soluções. Que essas iniciativas o inspirem a criar, investir, apoiar as causas que mais mexem com você!
Análise de mais de 3 mil alegações ambientais denuncia o uso sistemático de termos vagos,…
Climate TRACE usa satélites e IA para rastrear emissões em tempo (quase) real; primeira medição…
Solução da startup britânica Stabiliti permite incorporar compensações de carbono em pagamentos do dia a…
Startup francesa transforma roupas usadas em tijolos e se une a outras iniciativas globais que…
A edição de 2025 da carta anual do CEO da maior gestora de ativos do…
Resíduos da fabricação de pranchas de surfe estão sendo transformados em blocos de construção por…
Este site utiliza cookies.
Deixe um comentário