Universo B

Série: A Pandemia de Covid-19 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Pandemia de Covid-19 e a Agenda 2030
Imagem: Anna Shvets, via Pexels

Saiba como a crise global causada pelo novo coronavírus está afetando o desenvolvimento sustentável do planeta, entenda qual é a relação entre os ODS e a pandemia e compreenda como essa crise pode acelerar mudanças necessárias para a construção de um mundo mais sustentável, justo e igualitário

No começo de 2020, iniciamos aqui no A Economia B uma série especial para mostrar a evolução e o panorama da Agenda 2030, um documento lançando pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. 

A Agenda 2030 estabelece 17 objetivos universais para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. São os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS.A Pandemia de Covid-19 e a Agenda 2030

Uma análise inicial indicou que para que os ODS fossem alcançados na próxima década, muitas mudanças teriam que acontecer, e de forma mais acelerada. Se as movimentações continuassem no mesmo ritmo, grande parte das metas da Agenda 2030 não seria cumprida.

Confira um balanço sobre os ODS:
 
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 10 anos para mudar o mundo

Porém, isso foi antes de o mundo ser abalado pelo surgimento do novo coronavírus, o Sars-CoV-2.

Logo no início da década que seria fundamental para intensificar as mudanças necessárias para o alcance dos ODS, uma pandemia afetou (e ainda está afetando) diretamente as áreas contempladas na Agenda 2030.

Nossa visão é que essa crise está agravando muitos dos problemas enfrentados globalmente – especialmente os que dizem respeito à desigualdade e à pobreza. No entanto, essa crise pode ser um catalisador de mudanças importantes para a sociedade e para o planeta, abrindo os olhos dos poderes público e privado e colocando a sociedade no caminho de um futuro melhor.

Ou seja:

– Por um lado, a pandemia de Covid-19 impacta diretamente o progresso dos ODS, desacelerando e freando a evolução alcançada em diversas áreas nos últimos anos.
– Porém, por outro, as consequências geradas pela pandemia salientam ainda mais a importância da resolução dos problemas contemplados na Agenda 2030, servindo como estímulo para a implementação de ações necessárias para mudanças sociais, econômicas e ambientais e, consequentemente, para o progresso dos ODS.

Com isso em mente, iniciamos aqui uma nova série especial. Desta vez, sobre a relação entre a pandemia de Covid-19 e os ODS.

Nas próximas semanas, publicaremos artigos que mostram a conexão entre os problemas socioambientais abordados na Agenda 2030 e o agravamento da pandemia. Também vamos refletir sobre como podemos sair dessa crise com uma visão mais clara do que precisa ser feito para construir uma sociedade mais resiliente e evoluir com os ODS.  

Nesta série, você descobrirá: 

  • Como o desenvolvimento sustentável do planeta está sendo afetado pela crise causada pelo novo coronavírus;
  • Como a pandemia está prejudicando a parcela da população mais econômica e socialmente vulnerável;
  • De que maneira esse momento envia um sinal de alerta e pode estimular transformações indispensáveis na forma como nos relacionamos, consumimos e trabalhamos;
  • A visão de especialistas sobre os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

Além disso, como parte de nossa missão de mostrar que as empresas podem fazer diferença para uma sociedade mais justa e sustentável, queremos ressaltar o papel do poder privado para o impulsionamento de mudanças necessárias para a construção de um futuro melhor.

 ✔︎ Portanto, nos artigos, apresentaremos empresas que estão agindo para resolver os problemas contemplados na Agenda 2030 e para ajudar na evolução dos ODS.

Confira um resumo do que abordaremos na série:

Clique na imagem para ampliar.

Para receber as atualizações sobre a série A Pandemia de Covid-19 e os ODS, assine nossa
Newsletter e nos siga no Instagram e no LinkedIn.

Índice de artigos da série “A Pandemia de Covid-19 e os ODS”

ODS 1: Como a pandemia de Covid-19 impacta na erradicação da pobreza
ODS 2: Como a pandemia de Covid-19 pode agravar a fome global
ODS 3: A pandemia de Covid-19 e o acesso aos serviços de saúde
ODS 4: O impacto da pandemia de Covid-19 na educação
ODS5 5: A pandemia e a (des)igualdade de gênero: como essa crise afeta as mulheres
ODS 5: O papel das empresas para garantir igualdade de gênero durante a pandemia de Covid-19

Francine Pereira

Jornalista, especializada em criação de conteúdo digital. Há mais de 10 anos escrevo sobre tendências de consumo, inovação, tecnologia, empreendedorismo, marketing e vendas. Minha missão aqui no A Economia B é contar histórias de empresas que estão ajudando a transformar o mundo em um lugar mais justo, igualitário e sustentável.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário