Universo B

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 10 anos para mudar o mundo

ODS 15 - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres
Photo by Sandy Millar on Unsplash

Conheça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, saiba como eles estão evoluindo no planeta e conheça a série de artigos que vai ajudá-lo a se engajar nessa causa tão importante!

“Imagine all the people living life in peace.”  

Esse verso da canção de John Lennon, que pede para que imaginemos todas as pessoas vivendo a vida em paz, resume bem do que se tratam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com 17 objetivos universais para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade – os ODS. São eles:

objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS

Além disso, cada um dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelece indicadores específicos a serem alcançados nas respectivas áreas – que somam, ao todo, 169 metas a serem atingidas.

Tais metas têm um propósito ambicioso: melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, em todo o mundo, até 2030. Para isso, cada ODS indica uma série de tarefas que precisam ser cumpridas por cidadãos, empresas e governos ao redor do globo.

A Agenda 2030 nasceu como um compromisso dos Estados-membros da ONU de tomar medidas ousadas e transformadoras para colocar o planeta em um caminho mais sustentável, pacífico e justo.

Cinco anos depois e há 10 anos do prazo final para o alcance dos ODS, fica a pergunta:

Como este compromisso está sendo cumprindo?

Foto: ONU/Mark Garten

Segundo António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas, é possível ver avanços em várias áreas – como, por exemplo:

– Diminuição das taxas de pobreza e de mortalidade infantil.
– Combate a doenças como hepatite.
– Aumento do acesso a eletricidade em áreas isoladas.
– Diminuição do desemprego.

No entanto, há ainda muito o que ser feito, e os avanços precisam acelerar e se expandir nos próximos anos.

As mudanças para gerar as transformações necessárias para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 ainda não estão avançando na velocidade ou escala necessária“, destaca o executivo em um relatório especial sobre o progresso dos ODS. 

Panorama dos ODS no mundo:

Segundo um estudo realizado pelo Brookings Institution, a situação é a seguinte:

O mundo está no caminho para atingir pelo menos metade das metas estabelecidas pelas ONU em apenas cinco indicadores. Eles estão relacionados às seguintes questões: mortalidade infantil, hepatite B, malária, acesso à eletricidade e pobreza extrema.

– Ao mesmo tempo, a projeção é que em 18 indicadores menos da metade das metas sejam alcançadas. E ainda, estamos indo na direção errada em relação a dois problemas importantes: poluição do ar e obesidade infantil.

Aproximadamente 44 milhões de vidas estarão ameaçadas caso a Agenda 2030 não seja cumprida. Neste grupo, estão 29 milhões de pessoas com menos de 70 anos em risco devido a doenças não transmissíveis e 9 milhões de crianças com menos de cinco anos vulneráveis a causas evitáveis de morte.

Cerca de 475 milhões de pessoas ainda estarão vivendo em extrema pobreza em 2030, muito longe da erradicação proposta pelos ODS. Esse número representa 6% da população mundial.

– Além disso, a igualdade de gênero também não está nem perto de ser alcançada na próxima década. Afinal, 850 milhões de mulheres ainda estão sujeitas a violência, e quase metade de todas as mulheres e meninas do mundo ainda enfrentando discriminação.

O papel das empresas em uma causa comum a todos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se faz ainda mais urgente à medida em que as consequências dos problemas abordados nessas metas se agravam cada vez mais.

“Estamos entrando em uma década que será decisiva para as gerações atuais e futuras e para toda a vida neste planeta. É responsabilidade do mundo inteiro e está ao seu alcance torná-lo uma década de ação e entrega para o desenvolvimento sustentável”, aponta Guterres.

Além disso, fica claro que a participação do setor privado também é crucial para que o progresso dos ODS avance significativamente nos próximos dez anos.

Para as empresas, esse deve ser um posicionamento óbvio. Afinal, além de contribuírem para a resolução de problemas globais importantes – e que impactam diretamente suas operações e seus resultados –, essas metas apontam para oportunidades de inovação e de fortalecimento do relacionamento com o público.

No estudo Make it your business: Engaging with the Sustainable Development Goals, desenvolvido pela consultoria PwC:

– 71% das empresas entrevistadas disseram que estão planejando criar ações para se engajar nos ODS.
– 41% das organizações afirmaram que iriam integrar tais objetivos em suas estratégias de negócios.
– 90% dos participantes da pesquisa disseram que consideram importante que empresas se engajem nas metas da ONU.
– 78% disseram que estariam mais dispostos a fazer negócios com empresas engajadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, há diversos indícios de que marcas que possuem um propósito que vai além de apenas “lucrar” têm uma performance de mercado melhor em diversas áreas – no relacionamento com o público, na produtividade e no engajamento dos funcionário e até nos resultados financeiros.

Leia também!

Consumidores buscam marcas que sejam suas aliadas nas transformações sociais

Série especial:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 10 anos para mudar o mundo

Pensando em oferecer um panorama mais claro sobre o progresso dos ODS e mostrar alguns exemplos do que o setor privado pode fazer para contribuir com a Agenda 2030, nossa equipe desenvolveu uma série de análises e levantamentos para fazer um balanço sobre como está a evolução dessas metas ao redor do globo e no Brasil.

Como resultado desse estudo, nasce a série Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 10 anos para mudar o mundo.

Com base nas informações do relatório The Sustainable Development Goals Report2019 e nos dados do Sustainable Development Goals Tracker, em uma sequência de artigos vamos mostrar os principais indicadores relacionados a cada um dos objetivos da Agenda 2030, apontando os principais avanços e entraves nessas áreas.

Além disso, como acreditamos que fazer do mundo um lugar melhor é responsabilidade não só do governo, mas também das empresas, vamos listar exemplos de organizações que estão contribuindo para que cada um dos ODS sejam atingidos.

Com isso, esperamos ajudá-lo a entender melhor os principais desafios e problemas que estão assolando nosso planeta e as pessoas em todo o mundo, mostrar alguns caminhos para a resolução dessas questões e, ainda, inspirá-lo a entrar nessa missão!

A seguir, confira os conteúdos já publicados:

Evolução dos ODS: Erradicação da pobreza e fome zero e agricultura sustentável
Erradicação da pobreza e Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar para todos
Educação de qualidade e igualdade de gênero

Para receber atualizações sobre os futuros artigos da série Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 10 anos para mudar o mundo, preencha o formulário abaixo e seja notificado a cada publicação. 

Imagens: Gustavo Quepón para Unsplash
[elementor-template id=”667″]

Francine Pereira

Jornalista, especializada em criação de conteúdo digital. Há mais de 10 anos escrevo sobre tendências de consumo, inovação, tecnologia, empreendedorismo, marketing e vendas. Minha missão aqui no A Economia B é contar histórias de empresas que estão ajudando a transformar o mundo em um lugar mais justo, igualitário e sustentável.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário