Universo B

Baixe o guia: Propósito em tempos de crise

propósito em tempos de crise
Conheça marcas que estão honrando seus valores durante a pandemia da COVID-19 e entenda como um propósito forte ajuda as empresas a guiarem suas ações. 

Conheça 10 marcas que estão honrando seus valores durante a pandemia da COVID-19 e entenda como um propósito forte ajuda empresas a guiarem suas ações em momentos de crise

Se no final de 2019 alguém dissesse que, em três meses, tudo o que conhecemos como “normal” seria questionado, interrompido e profundamente alterado, é bem provável que você não acreditasse, certo?

Afinal, quem poderia prever que um vírus desconhecido impactaria de maneira tão drástica e rápida a vida de todas as pessoas ao redor do mundo?

Porém, foi exatamente isso que aconteceu.

E esse choque no sistema está trazendo à tona questionamentos importantes sobre a forma de trabalhar, de fazer negócios e de se relacionar com a comunidade e com o meio ambiente.

A vulnerabilidade da população e das empresas exposta pela crise da COVID-19 é um reflexo de uma crise muito maior – que, aliás, já vínhamos enfrentando: a vida no limite, em que a exploração máxima de recursos e de pessoas é a norma.

Sabe quando uma corda está sendo puxada com toda a força dos dois lados? Ela está aparentemente estável, contudo, não é preciso muito esforço para rompê-la. Esse é o grande risco de um modelo focado na “eficiência” ao extremo, no ganho máximo acima de tudo.

Enquanto as empresas continuarem achando que existem “apenas” para gerar lucro, sem levar em conta os impactos de suas operações na vida das pessoas e no planeta, estaremos sempre vulneráveis e despreparados para lidar com mudanças no mercado e com crises como a que estamos passando.

A boa notícia é que já existe um movimento de organizações focadas em contribuir para o desenvolvimento sustentável global e local. São empresas que, sim, geram retorno financeiro, porém, ao mesmo tempo, equilibram lucro com um propósito maior. Além disso, elas estão dispostas a utilizar seus recursos e suas operações para resolver problemas sociais e ambientais que afetam as comunidades onde atuam.

E foi para destacar esses bons exemplos que desenvolvemos um relatório especial
que fala da importância de se ter um propósito que vai além do ganho financeiro:

proósito em tempos de crise

Neste material, apresentamos dez organizações – nacionais e internacionais – que, em meio à crise do novo coronavírus,
mostram que
ter um modelo de negócio focado em valores fortes e missões claras é fundamental
para enfrentar dificuldades e adversidades de forma mais focada e inteligente
.

Leia e entenda como NEGÓCIOS GUIADOS POR PROPÓSITOS FOCADOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE
MAIS JUSTA E SUSTENTÁVEL são capazes de navegar momentos de crise de maneira mais humana. 

propósito em tempos de crise

 

Imagem da capa: Gaelle Marcel via Unsplash

Francine Pereira

Jornalista, especializada em criação de conteúdo digital. Há mais de 10 anos escrevo sobre tendências de consumo, inovação, tecnologia, empreendedorismo, marketing e vendas. Minha missão aqui no A Economia B é contar histórias de empresas que estão ajudando a transformar o mundo em um lugar mais justo, igualitário e sustentável.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário