Universo B

1% for the planet: escolha ajudar o planeta!

1% for the planet

O movimento global 1% for the planet conecta pessoas e empresas querendo contribuir com a preservação do planeta a ONGs que já fazem isso. Saiba mais e conheça 3 empresas brasileiras que são membros do movimento, além de 3 ONGs que podem ser apoiadas por quem faz parte dele 

1% da sua renda anual – ou do total de vendas da sua empresa em um ano. O que isso representa atualmente? Para onde está indo esse dinheiro? Seja sincero: faria falta no seu orçamento, caso fosse destinado a ajudar a garantir o futuro do planeta?

Pense bem. Estamos falando de um por cento.

Se a resposta for “não”, deixe-me apresentar um movimento global do qual você pode fazer parte – seja como pessoa física ou como pessoa jurídica…

“Nos ajude a criar um futuro melhor para todos. Como? 1% por vez. Pode não parecer muito, mas quando todos nós nos comprometemos a sermos apenas um pouco melhores, 1% aumenta.”
1% for the planet

A história por trás do movimento 1% for the planet 

Craig Mathews
Craig Mathews
“Yvon e eu descobrimos que nossas empresas estavam cada uma doando um percentual de suas vendas brutas para causas ambientais e que nossos negócios estavam crescendo por causa disso; nossos clientes nos apoiavam justamente por essa nossa atitude. Foi então que decidimos começar o movimento 1% for the planet.”

O Yvon citado nessa história é ninguém menos que Yvon Chouinard, fundador da Patagonia (empresa B certificada e um dos principais exemplos mundiais de engajamento de marca em uma causa verdadeira). O autor da frase é Craig Mathews, fundador da Blue Ribbon Flies. Como você já deve ter entendido, os dois (além de grandes amigos) são os criadores do movimento 1% for the planet.

A proposta era simples: conectar pessoas e empresas querendo contribuir com a preservação do planeta a ONGs que já fazem isso. 

Registrado como uma organização não governamental, o movimento, que surgiu em 2002, tem atualmente milhares de ONGs parceiras em mais de 60 países (incluindo o Brasil), além de mais de 3 mil membros atuantes – ou seja, pessoas e empresas que se comprometem a doar 1% de seus rendimentos anualmente (pessoas físicas, se preferirem, podem converter seu 1% em trabalho voluntário). 

O compromisso é tanto que, no caso de empresas, a doação ocorre mesmo quando elas não são lucrativas!

Inclusive, um trecho de uma carta enviada recentemente por Yvon aos membros do movimento fala justamente sobre isso…

Yvon Chouinard – 1% for the planet
Yvon Chouinard
“Nós sabemos há bastante tempo que haveria uma pandemia global, e não fizemos nada. Sabemos há décadas sobre o aquecimento global, e não fizemos nada. Nós precisamos escolher agir.
Como membros e ONGs parceiras do movimento 1% for the planet, você fez essa escolha. E nesse momento desafiador, essa não é uma escolha fácil. Porém, é a escolha certa. Quando a Patagonia enfrentou tempos difíceis no passado, como estamos enfrentando agora, a última coisa de que abriríamos mão seria do nosso 1% para o planeta. Este é um custo de fazer negócios nesse planeta. Não é filantropia – é uma necessidade absoluta por vivermos nesse planeta. É o oposto de não fazer nada.”

É propósito que chama, né?

E enquanto as pessoas e as empresas se comprometem a doar 1%, o movimento se responsabiliza por dar conselhos sobre estratégias de doação, por certificar as doações e por ampliar o impacto da rede.

Resultados do movimento 1% for the planet
Desde a criação do movimento, mais de 250 milhões de dólares já foram doados a ONGs que trabalham em seis áreas – clima, comida, terra, poluição, água e vida selvagem.

3 empresas brasileiras que são membros do movimento 1% for the planet

Abela Cosmetics

1% for the planet – AbelaAbela Cosmetics é uma marca de cosméticos vegana, que vende produtos feitos apenas usando ativos naturais de origem vegetal, não testa em animais e possui o selo “eureciclo”. Ou seja, é uma marca consciente do seu papel na preservação ambiental e no futuro do planeta. Portanto, 100% alinhada ao que defende o movimento 1% for the planet.

Nada mais justo, então, que doasse 1% de tudo que vende para causas ambientais!

Aliás, a Abela Cosmetics é a primeira empresa de cosméticos brasileira aderir ao movimento.

Acompanhe o trabalho da Abela Cosmetics:

iKrom

1% for the planet – IkromA iKrom é uma empresa que oferece suporte técnico personalizado para o desenvolvimento de fios, tecidos e mercados relacionados. Em seu site, a empresa deixa claro que seu trabalho vai muito além do combo produto & consumo. Tanto é que a home destaca o propósito da empresa, seus valores fundamentais e suas diretrizes – que, aliás, têm conexão direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

“A atuação e propósitos da iKrom têm direta relação com ODS 8, ODS 9, ODS 12 e ODS 15, que orientam nossas ações de pesquisa, apoio técnico no treinamento de pessoas e no desenvolvimento de novos produtos têxteis.”

Além disso, a iKrom é uma empresa “carbono zero” (ou seja, neutraliza toda emissão de carbono gerada) e é parceira do programa Iniciativa Verde no movimento 1% for the planet.

Acompanhe o trabalho da iKrom:

Leia também!

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 10 anos para mudar o mundo

MarDiCô

1% for the planet – MarDiCôMarDiCô é uma marca de creme de coco nascida em Minas Gerais, mas criada por um britânico. Em 2003, Timothy Ransley se mudou para o Brasil e estranhou o fato de que em nosso país tropical era quase impossível encontrar essa iguaria saudável, natural e vegana. Então, ele decidiu criar sua própria marca.

A MarDiCô trabalha com produtores nacionais locais, usa práticas agrícolas sustentáveis e, é claro, destina 1% de suas vendas a causas ambientais.

Acompanhe o trabalho da MarDiCô:

→ Para conhecer todos os membros da rede, clique aqui

3 ONGs brasileiras que podem ser apoiadas por membros do movimento 1% for the planet

Iniciativa Verde

1% for the planet – Iniciativa verdeIniciativa Verde é uma ONG que busca a mitigação do aquecimento global por meio da recuperação das florestas nativas.

Para isso, dentre outras coisas, a instituição calcula inventários de carbono de pessoas, de empresas ou de outras instituições interessadas e realiza a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de qualquer atividade humana com a recomposição florestal da Mata Atlântica.

Além disso, a ONG oferece o selo Carbon Free para quem compensa as emissões com a Iniciativa Verde e também desenvolve pesquisas e realiza projetos de recomposição florestal, de proteção às águas e de auxílio aos proprietários rurais. 

Conheça as várias formas de apoiar a Iniciativa Verde como pessoa física clicando aqui. As informações para empresas interessadas em apoiar a ONG estão aqui.

Acompanhe o trabalho da Iniciativa Verde:

Copaíba

1% for the planet – Copaiba

A missão da Copaíba é conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, na região do município de Socorro (SP).

Além dos trabalhos de produção de mudas e de recuperação de áreas degradadas, a ONG realiza atividades de sensibilização ambiental voltadas para diferentes públicos – de estudantes das redes de ensino público e privado das cidades das duas bacias aos proprietários de terra parceiros dos trabalhos de plantio de mudas.

Não é preciso ser membro do movimento 1% for the planet para ajudar a Copaíba a cumprir sua missão. Clique aqui e saiba como fazer uma doação. Ou, se preferir, clique aqui e saiba como se tornar um voluntário.

Acompanhe o trabalho da Copaíba:

Fundação Neotrópica do Brasil

grupo de Mulheres do Assentamento Canaã. Uma parceria ICMBIO - Parna Serra da Bodoquena e Fundação Neotrópica do BrasilDesde julho de 1993, a Fundação Neotrópica do Brasil desenvolve ações e projetos com o objetivo de contribuir para a conservação da natureza e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Para isso, a ONG:

  • Realiza simpósios e congressos sobre natureza, turismo e sustentabilidade;
  • Mobiliza as comunidades para se inserirem em projetos e ações de conservação ambiental;
  • Promove estudos e pesquisas de ecologia e conservação da natureza;
  • Fomenta a criação, a implantação e o manejo de Unidades de Conservação e demais áreas naturais protegidas;
  • Realiza programas de conservação de espécies nativas, da fauna e flora;
  • Desenvolve ações de recuperação em ecossistemas alterados.

Saiba como apoiar a Fundação Neotrópica do Brasil clicando aqui.

Acompanhe o trabalho da Fundação Neotrópica do Brasil:

→ Para conhecer todas as ONGs que podem ser apoiadas pelos membros do movimento 1% for the planet, clique aqui.

Escolha agir!

Como diz Craig Mathews em um dos vídeos do canal do movimento 1% for the planet no YouTube, “nós precisamos nos posicionar e aprender a falar mais alto e com muito mais frequência pelas coisas que conhecemos e amamos”.

Escolha agir – seja se unindo ao movimento (o cadastro para empresas pode ser feito por aqui; e o cadastro para pessoas físicas, por aqui) ou buscando outras formas de fazer a sua parte (o que não falta aqui no A Economia B são ideias de como fazer isso).

Juntos, vamos sempre mais longe. Você vem com a gente? 

Acompanhe o movimento 1% for the planet

Natasha Schiebel

Jornalista, apaixonada pelo mundo e em constante processo de desconstrução e busca para ser uma pessoa melhor e contribuir mais com a sociedade.

Comentar

Clique aqui para publicar um comentário